Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1215
Tipo do documento: Dissertação
Título: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DA COMPREENSÃO LEITORA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
Título(s) alternativo(s): Scientific contributions about the reading comprehension of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Autor: Oliveira, Márcia Volani Cordova de 
Primeiro orientador: Baretta, Luciane
Resumo: Estudos demonstram a alta taxa de prevalência do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) entre os estudantes, sendo considerado atualmente um dos transtornos mais recorrentes entre crianças e adolescentes em fase de aprendizagem (GUARDIOLA, 2006; BENCZIK, 2006; SENA; DINIZ NETO, 2007, DSM-V, 2014). Diante desse quadro, faz-se necessário investigar acerca do processo de compreensão leitora de alunos que possuem esse transtorno, visto que a leitura é a base de todas as disciplinas escolares (ANDERSON; HIEBERT; SCOTT; WILKINSON, 1985; BRAGA; SILVESTRE, 2002; MORAIS, 2013). Sendo assim, neste estudo, investigaram-se as principais contribuições científicas a respeito da compreensão em leitura de estudantes com TDAH, tendo como suporte teórico a Psicolinguística, a Linguística e a Psicologia Cognitiva. Para concretizar esse objetivo, foram mapeados os estudos científicos que se referiam à temática de nosso estudo, no período de 2007 a 2017, tendo como fontes de pesquisa os periódicos eletrônicos nacionais e internacionais, com Qualis A1 e A2, nas áreas de Letras/Linguística, Educação e Psicologia. Desse modo, foi realizada uma revisão sistemática, com base no método da Análise de Conteúdos proposto por Bardin (2011). Nesse mapeamento, foram inventariados 120 Periódicos científicos eletrônicos que tiveram seus volumes analisados e resultaram em um corpus de 34 artigos científicos. Da sistematização e análise desses estudos, foram evidenciadas informações relevantes, como a forte influência da área da Psicologia nesse assunto, pois, apesar da grande demanda de alunos com TDAH nas escolas, há um número reduzido de pesquisas (26%) encontradas nas áreas de Letras/Linguística e Educação, mesmo sendo áreas do conhecimento interligadas ao ensino, revelando que, aparentemente, existe uma lacuna na interdisciplinaridade dessas três áreas de conhecimento. Vale ressaltar ainda que dos 34 artigos catalogados, apenas 04 foram publicados por instituições brasileiras (12%), demonstrando uma tendência de publicações em periódicos internacionais (88%) a respeito dessa temática. Como principais contribuições científicas destacamos a constatação de riscos significativamente maiores para os escolares com TDAH, em relação à apresentação de dificuldades de compreensão leitora, seja pela apresentação de vocabulário mais restrito, internalização da condição de desatento e hiperativo, ou ainda pelo desempenho inferior em habilidades de consciência fonológica e memória de trabalho. Entretanto, apesar dessas constatações, pesquisas evidenciaram que estudantes com o transtorno são capazes de aprender, desde que tenham acompanhamento clínico e pedagógico especializado, destacando a importância do direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas, não assegurado pela Legislação vigente. Ademais, a flexibilização da prática docente, por meio de atividades diferenciadas, bem como a necessidade de considerar o tempo de aprendizagem do aluno com TDAH, também podem contribuir na melhora de seu desempenho em leitura, e, consequentemente, em seu processo de aprendizagem.
Abstract: Studies demonstrate the high prevalence of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) among students, being responsible for the most recurrent disorder among children and adolescents in the learning phase (GUARDIOLA, 2006; BENCZIK, 2006; SENA; DINIZ NETO, 2007, DSM-V, 2014). In this context, it is necessary to investigate the process for reading comprehension of students who have this disorder, because reading is the basis of all school subjects (ANDERSON; HIEBERT; SCOTT; WILKINSON, 1985; BRAGA; SILVESTRE, 2002; MORAIS, 2013). This study aimed to investigate the main scientific investigations about the reading comprehension of students with ADHD, within the perspective of Psycholinguistics, Linguistics and Cognitive Psychology studies. The research was conducted in national and international electronic journals, Brazilian Qualis A1 and A2, in Linguistics, Education and Psychology areas, from 2007 to 2017, performing a systematic review, considering the Content Analysis proposed by Bardin (2011). 120 electronic scientific journals were mapped, and their volumes were analyzed generating a corpus with 34 scientific articles. Systematization and analysis of these studies showed the strong influence of Psychology on this subject. Even though there is a great demand of students with ADHD in schools, there is little research (26%) found in the areas of Linguistics and Education, revealing that, apparently, there is a gap in the interdisciplinarity of these three areas of knowledge. Second, considering the 34 articles included in this research, only 04 were published by Brazilian institutions (12%), demonstrating, therefore, a tendency of publications about this subject in international journals (88%). Regarding the main scientific contributions, it is possible highlight the higher risks for students with ADHD in relation to their reading comprehension difficulties, either through the presentation of restricted vocabulary, the internalization of the inattentive and hyperactive condition, or the inferior performance in skills of phonological awareness and working memory. However, despite this result, some other research has shown that students with this disorder are (also) able to learn, provided they have specialized clinical and pedagogical accompaniment. This data reveals the importance of the right to Specialized Educational Assistance in schools, which not guaranteed by current Brazilian legislation. In addition, the flexibility of teaching practice, through differentiated activities, as well as the need to consider the learning time of the students with ADHD, can also contribute to the improvement of their performance in reading, and, consequently, in their learning process.
Palavras-chave: compreensão leitora
contribuições científicas
TDAH
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
leitura
reading comprehension
scientific contributions
ADHD
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
reading
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: Oliveira, Márcia Volani Cordova de. CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DA COMPREENSÃO LEITORA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE. 2019. 257 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1215
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIA VOLANI CORDOVA DE OLIVEIRA.pdfMÁRCIA VOLANI CORDOVA DE OLIVEIRA2,73 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.