Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1208
Tipo do documento: Dissertação
Título: O DISCURSO ARTÍSTICO NO BALLET: MURMÚRIOS DE PEDRO E INÊS
Título(s) alternativo(s): THE ARTISTIC SPEECH IN BALLET: MURMURS OF PEDRO AND INÊS.
Autor: Silva, Emily Smaha da 
Primeiro orientador: Venturini, Maria Cleci
Resumo: A pesquisa se insere nos estudos téoricos da análise de discurso provenientes, principalmente, de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Apresentamos por meio do aprofundamento teórico e das análises realizadas as relações entre a memória e a história tecidas no espetáculo de dança Murmúrios de Pedro e Inês, dirigido por Fernando Duarte, buscando os efeitos de sentidos que se constituem no/pelo imbricamento entre as linguagens. Para isso foram realizadas reflexões teóricas focadas no entremeio entre história, memória e arte, sob uma perpectiva discursiva. Enfatizamos a importância das noções sobre mito, discurso, sujeito e ideologia para a interpretação de uma materialidade que é constituída por discursos verbais e não-verbais. Dessa forma, coube refletir sobre o discurso artístico, apontado por Neckel (2004), direcionado à dança, considerando-a como materialidade discursiva. Nossos resultados evidenciam a importância dos estudos discursivos para a compreensão de processos criativos em dança, pois, por meio do imbricamento das linguagens e a formação do discurso artístico, o mito, sobre Inês de Castro, continua tecendo efeitos de sentidos no qual ressoam o passado e o presente, evidenciando desta forma a memória de uma figura feminina para a cultura portuguesa.
Abstract: The research is inserted in the theoretical studies of Michel Pêcheux and Eni Orlandi. We present, by means of the theoretical deepening and analyses held, the relations between memory and history indicated in the dance spectacle Murmurs of Pedro and Ines, directed by Fernando Duarte, searching for the effects of senses that are constituted in / by the overlapping between the languages. For this purpose, theoretical reflections focused on the intersection between history, memory and art were held under a discursive perspective. We emphasize the importance of the notions about myth, discourse, subject and ideology for the interpretation of a materiality that is constituted by verbal and non-verbal discourses. Therefore, it was possible to reflect on the artistic discourse, pointed out by Neckel (2004), and directed to dance, considering it as a discursive materiality. Our results highlight the importance of discursive studies for understanding creative processes in dance, because, through the interweaving of languages and the formation of artistic discourse, the myth about Inês de Castro has resounded effects of meanings in which the past and the present has been resonated, thus evidencing the memory of a female figure in Portuguese culture.
Palavras-chave: Análise de discurso
Mito
Literatura
Dança
Arte
Discourse analysis
Myth
Literature
Dance
Art
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: Silva, Emily Smaha da. O DISCURSO ARTÍSTICO NO BALLET: MURMÚRIOS DE PEDRO E INÊS. 2019. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1208
Data de defesa: 15-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMILY SMAHA DA SILVA.pdfEMILY SMAHA DA SILVA3,54 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.