Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1207
Tipo do documento: Dissertação
Título: O TEATRO DE XOSÉ LOIS GARCÍA E A TRADIÇÃO LITERÁRIA GALEGA: IDENTIDADE E COMPROMISSO POLÍTICO-SOCIAL
Título(s) alternativo(s): XOSE LOIS GARCÍA’S DRAMA AND THE GALICIAN LITERATY TRADITION: IDENTITY AND POLITICAL–SOCIAL COMMITMENT.
Autor: Hauresko, Elza 
Primeiro orientador: Mello, Claudio José de Almeida
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo crítico do conjunto da obra dramatúrgica do escritor Xosé Lois García, formada por dez peças. Nove destas peças escritas em galego, A Proclama (1996), A Feira do Cinco (2009), O Reloxo de Merexildo (2009), Labyrinthus (2010), Mirafentos (2010), A Cerna (2013), O proceso a Lucia Fidalgo (2017), A Conversa de Manuel María e Xohán de Requeixo no Monte Faro, Entre as Neboas do Tempo (2016), Auto do demo e da Viñateira (2017) e a décima peça Desguiament De Guiats (2014) escrita no idioma catalão. García é um dos representantes da literatura e cultura moderna galega e se destaca com uma vasta produção de poesias, contos, antologias, ensaios jornalísticos, narrativas e teatro. Apesar dos importantes trabalhos de pesquisa acadêmica sobre sua obra, não há até o momento um estudo aprofundado que contemple o conjunto de sua produção dramatúrgica, o que confere relevância a presente pesquisa. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo explicitar a forma como a dimensão política é traduzida nas peças apontando o tratamento estético dado às personagens e a linguagem utilizada, ou pela escolha dos temas, sendo uns mais realistas, representando o social e outros que abordam um tom mais místico, carregado de nacionalismo. Os resultados apontam que García apresenta um pensamento político apelando à liberdade e pelo conhecimento como ferramenta de libertação; criticando a doutrinação da igreja; representando um povo marcado pela ditadura e pela classe dominante; e posicionando-se a favor das causas sociais, com forte contestação à ordem dominante. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e análise crítico-analítica das obras teatrais, sob o viés da pesquisa qualitativa, pautada em autores como Brecht (1978), Denis (2002), Torres (2015), Vilavedra (2002), Moura (2009) Candido (2000), Benjamim (2013) e Boal (2013).
Abstract: This research introduces a critical study on the dramaturgic work set by Xosé Lois Garcia, formed by ten plays. Nine of this, A Proclama (1996), A Feira do Cinco (2009), O Reloxo de Merexildo (2009), Labyrinthus (2010), Mirafentos (2010), A Cerna (2013), O proceso a Lucia Fidalgo (2017), A Conversa de Manuel María e Xohán de Requeixo no Monte Faro (2016), Entre as Neboas do Tempo (2016), Auto do demo e da Viñateira (2017), were written in Galician, and the tenth play, Desguiament De Guiats (2014), was written in Catalan. García is one of the literature and Galician Modern culture representants, and stands out himself with a wide production of poetry, stories, anthologies, journalistic essays, narratives, and theater. Despite important academic research works on his work, there is not until this moment a depth study that contemplates the set of his dramaturgic production, which gives relevance to this research. In this sense, this study has as a goal to make explicit how the political dimension is translated on the plays pointing out the aesthetic treatment given to the characters and the language used, or by the choice of the themes, being each more realistic, representing the social and the others that approach a more mystic tone, carried out of nationalism. The results point that García presents an ideological and political thought, claiming for freedom and knowledge as a freedom tool; criticizing to the indoctrination of the church; representing the people marked by the dictatorship and by the dominant class; and positioning in favor to the social causes, with hard contestation to the dominant order. The research was realized by means of a bibliographical review and critical-analytical analysis of theatrical works, under the perspective of the qualitative research, based on authors such as Brecht (1978), Denis (2002), Torres (2015), Vilavedra (2002), Moura (2009) Candido (2000), Benjamim (2013), and Boal (2013).
Palavras-chave: Xosé Lois García
discurso social
Literatura política
estética e ideologia
literatura galega
Xosé Lois García
social discourse
political literature
aesthetic and ideology,
Galician literature
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: Hauresko, Elza. O TEATRO DE XOSÉ LOIS GARCÍA E A TRADIÇÃO LITERÁRIA GALEGA: IDENTIDADE E COMPROMISSO POLÍTICO-SOCIAL. 2019. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1207
Data de defesa: 4-Abr-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELZA HAURESKO.pdfELZA HAURESKO2,74 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.