Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1205
Tipo do documento: Dissertação
Título: IDENTIDADES FLUTUANTES DE HERMIONE: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA CONSTITUIÇÃO DA PERSONAGEM DA SÉRIE HARRY POTTER
Autor: Pieta, Amanda Padilha 
Primeiro orientador: Teixeira, Níncia Cecília Ribas Borges
Resumo: Milhões de crianças e jovens da década de 90 e dos anos 2000 cresceram desejando receber um correio-coruja que entregasse sua carta convite para estudar magia em Hogwarts, assim como o garoto de óculos redondos e cicatriz em forma de raio na testa. A série Harry Potter conta a história de um menino que descobre que é bruxo e junto com seus amigos tenta derrotar o temível vilão Voldemort, que assassinou seus pais quando ele era apenas um bebê. Dentre as pessoas que lutam contra o mal ao lado do protagonista, uma delas se destaca a ponto de conquistar uma posição no ranking de favoritismo dos fãs à frente do próprio Harry. Hermione Granger é uma colega de turma do herói da saga, que desde o início é caracterizada pela sua inteligência e que até o final da série se constitui como uma das personagens mais importantes na missão de combater as Artes das Trevas. Devido a intensa identificação do público para com Hermione, o objetivo desse trabalho foi investigar as possíveis representações da personagem ao longo da série Harry Potter, observando de que forma a sua performatividade de gênero constitui um efeito substancial que é sua(s) identidade(s). Acompanhamos os modos de agir e de se relacionar de Hermione em quatro livros da autora J.K. Rowling: o primeiro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal (2000), o quarto livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo (2001), a última aventura da série Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007) e também o roteiro da peça teatral Harry Potter e a Criança Amaldiçoada (2016), que conta a história dos personagens anos depois, em sua vida adulta. O embasamento teórico dos Estudos Literários, Culturais e de Gênero conduziu a compreensão sobre como funcionam as relações entre poder e diferenciação sexual na sociedade bruxa, a partir da personagem feminina de maior relevância na série. A identidade subversiva de Hermione desconstrói algumas matrizes culturais e nos incita a refletir sobre os estereótipos de gênero que por tanto tempo marcaram a literatura voltada para o público infantil e juvenil.
Abstract: Millions of children and youngs of the 1990s and 2000s grew up wishing to receive an owl-mail that delivered their invitation to study magic at Hogwarts, as well as the boy with round glasses and a ray-shaped scar on his forehead. The Harry Potter series tells the story of a boy who discovers to be a wizard and along with his friends tries to defeat the fearsome villain Voldemort, who murdered his parents when he was just a baby. Among the people who combat evil beside the protagonist, one of them stands out to conquer a position in the ranking of fans favoritism in front of Harry himself. Hermione Granger is a Harry‘s classmate, which since the beginning of the saga is characterized by her intelligence and who until the end becomes one of the most important characters in the fight against the Dark Arts. Due to the intense identification of the audience with Hermione, the objective of this work was to investigate the possible representations of the character throughout the Harry Potter series, observing how her performativity of gender constitutes a substantial effect that is her identity. We followed Hermione's ways of acting and relate in four books by the author J.K. Rowling: the first in the series, Harry Potter and the Philosopher's Stone (2000), the fourth book, Harry Potter and the Goblet of Fire (2001), the series last adventure Harry Potter and the Deathly Hallows (2007), as well as the screenplay for Harry Potter and the Cursed Child (2016), which tells the story of the characters years later in their adulthood. The theoretical basis of Literary, Cultural and Gender Studies has led to an understanding of how the relations between power and sexual differentiation in witch society works, from the female character of greater relevance in the series. Hermione's subversive identity deconstructs some cultural matrices and urges us to reflect on the gender stereotypes that have so long marked the literature aimed at children and young people.
Palavras-chave: Literatura
subversão
poder
gênero
cultura
Literature
subversion
power
gender
culture
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: Pieta, Amanda Padilha. IDENTIDADES FLUTUANTES DE HERMIONE: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA CONSTITUIÇÃO DA PERSONAGEM DA SÉRIE HARRY POTTER. 2019. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1205
Data de defesa: 27-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA PADILHA PIETA.pdfAMANDA PADILHA PIETA2,28 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.