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dc.creatorSantos, Carla-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9050928190130278por
dc.contributor.advisor1Angnes, Juliane Sachser-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8168143921428986por
dc.date.accessioned2019-09-25T11:26:04Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationSantos, Carla. AS MULHERES NA INDÚSTRIA: ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL. 2019. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1195-
dc.description.resumoEsta dissertação refere-se a: A representação social das mulheres que trabalham na indústria em cargos de gestão e como participam das estratégias da organização, na linha de pesquisa em Estratégia do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM), Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO. Com as mudanças ocorridas nas últimas décadas os relacionamentos entre as pessoas tomaram uma nova forma, refletindo sobre a estrutura do mercado de trabalho. Percebe-se que cada vez mais a história das mulheres nas organizações está sendo reescrita devido às transformações e visibilidade delas na sociedade contemporânea. Todo este contexto impõe a necessidade de conhecer como as mulheres se representam, como se veem gestoras e de que forma elaboram suas atividades do cotidiano nas organizações. À luz da Teoria das Representações Sociais buscou-se, como objetivo geral: compreender, a partir da perspectiva das mulheres funcionárias de indústria automotiva de Curitiba as representações sociais atribuídas por elas no que se refere às ações estratégicas trabalhadas. Deste modo, o estudo trata de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com oito mulheres em cargo de gestão, em uma indústria do ramo automotivo, localizada na região metropolitana de Curitiba, estado do Paraná. Utilizando a técnica de análise do conteúdo, os dados foram analisados e interpretados a partir de três categorias de análises: a) mulher no mercado de trabalho, ancorada com os estudos de Probst (2005), Perrot (2012) e Beauvoir (2009); b) estratégia como prática social, estruturada nos estudos de Whittigton (1996,2002, 2006); Jarzabkowski (2007) e Carter (2008) e, por último, c) representação da mulher em cargos de gestão, onde o aporte teórico foi de Moscovici (1978), Jodelet (2001), Cappelle et al (2013). Demonstra-se que a representação social das mulheres pesquisadas é significativa em todas as categorias investigadas. Nas questões de ações estratégicas e de rotinas, as gestoras participam direta ou indiretamente das etapas que compõem. Como consequência dessa participação nos processos, identificou-se a autonomia para tomada de decisão, as gestoras como praticantes das estratégias demonstram relações sólidas de comprometimento na organização, e quando usam da interação para executar as atividades, demonstrando os seus pensamentos de quem são elas. Na categoria da representação social das mulheres trabalhadoras da indústria, são observadas nas respostas das entrevistas a defesa das convicções porque serem mulher em cargo de gestão. Elas se representam como mulheres inseridas no mercado de trabalho em cargo de gestão; que utilizam de seus conhecimentos para gerir sua equipe de trabalho; que definem, executam e disseminam as ações de estratégia. Portanto, o modelo de gestão presente nas ações das gestoras no cotidiano no trabalho são os seus objetos de representação social. Resultante das transformações das representações sociais no mercado de trabalho feminino, onde cada vez mais mulheres assumem cargos de gestão. Assim, a contribuição para a redução da lacuna teórica é sobre a temática de representação social das mulheres da indústria, na abordagem da estratégia como prática social, responsáveis pela formulação da estratégia das organizações. Como contribuição prática para as organizações, o estudo permite melhor compreender, a partir da voz das próprias mulheres, como as mudanças paradigmáticas sobre o fazer estratégica nas organizações têm se configurado, principalmente no que se refere às mulheres em cargos de gestão, para que as suas estratégias organizacionais, reflitam de maneira positiva em todo o processo organizacional, sem barreiras das questões de gênero e de capacidade produtiva.por
dc.description.abstractThis dissertation is related to: Social representation of women who work in factory with management position and how they participate in the organization strategy, it is about Strategy research line, from the Master's degree in Administration Program, Professional Master’s Degree in Administration at UNICENTRO. Changings occurred in the last decades about the relationship among people have had a new form, it is reflexing on market structure of work. It is known that even each more in the women history at organizations have been rewrite due to their transformations and visibility on contemporary society. All this context must inflict the need to know how women represent themselves, how observe themselves as managers and in what way plan their routine activities at the organizations. Related to Social Representation Theory it was aimed, as general goal: comprehend, from on women perspective as employees of automobile factory in Curitiba, the social representation assigned by themselves referred to strategy action worked. Therefore, this study is a descriptive research with qualitative approach. To data collection, were done interviews with eight women in management position, in a factory of automobile field, located in a metropolitan region of Curitiba, Paraná state. It was used the content analyses technique, the data were analysed and interpreted by three analyses categories: a) woman in labour market linked with studies of Probst (2005), Perrot (2007) and Beauvoir (2009); b) strategy as social practice, structured on studies of Whittigton (1996,2002, 2006); Jarzabkowski (2007) and Carter (2008) and, finally, c) woman representation in management position, the theory base was from Moscovici (1978), Jodelet (2001), Cappelle et al (2013). It is illustrated that women social representation researched is meaningful in all categories investigated. In the strategy actions and routines, the managers participate direct or indirectly of composed stages. As consequences from these process participation, it was identified the autonomy to taking a decision, the mangers as practitioners of strategies they demonstrate strong relations commitment to the organization, and when use interaction to executed activities, might demonstrate their thinking of who they are. In the social representation category of factory workers women, is observed in the interviews answers the convictions defence because they are women in management position. They represent themselves as women placed in the labour market with management position; that use their knowledge to manage their work group; that define, execute and spread strategy actions. Thus, the management model presented at the managers actions during the job routine are their objects of social representation. Resulted from transformations of social representation in the female labour market, where even each more women assume management positions. In addition, the contribution to reduce the theory gap is about woman social representation issue from factory, in the strategy approach as social practice, responsible by strategy formulating from organizations. As practice contribution to organizations, the study allows better comprehension, from the own women voices, as paradigmatic changings about doing strategy in organizations have set, mainly related to women with management position, in order to organizations strategies, reflected in a positive way in all organizational process, without obstacles related to gender and productive capacity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-09-25T11:26:04Z No. of bitstreams: 1 CARLA SANTOS.pdf: 781497 bytes, checksum: b41dc47b9b6b65556d2b1e5281662dea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-25T11:26:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLA SANTOS.pdf: 781497 bytes, checksum: b41dc47b9b6b65556d2b1e5281662dea (MD5) Previous issue date: 2019-06-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4548/CARLA%20SANTOS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMulher no mercado de trabalhopor
dc.subjectEstratégia como prática socialpor
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectWoman in the labour Marketeng
dc.subjectStrategy as social practicepor
dc.subjectSocial Representationspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleAS MULHERES NA INDÚSTRIA: ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIALpor
dc.title.alternativeWomen in factory: The study of Social Representations and Strategy as Social Practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

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