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Campo DCValorIdioma
dc.creatorWittmann, Anderson Luiz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5867136533736573por
dc.contributor.advisor1Maçaneiro, Marlete Beatriz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8011545854988446por
dc.date.accessioned2019-09-25T11:19:09Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.citationWittmann, Anderson Luiz. INOVAÇÃO ABERTA NA INDÚSTRIA DE PAPEL: UM ESTUDO MULTICASOS. 2019. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1194-
dc.description.resumoEste estudo aborda sobre o uso dos conceitos e métricas da Inovação Aberta, propostas por Henry Chesbrough, em indústrias de papel da região Sul do Brasil. Teve como objetivo compreender como ocorrem as relações externas, sob a ótica da inovação aberta, para o desenvolvimento de inovações de produtos e de processos e propor métricas adequadas para mensurar a influência dessa prática sobre o desenvolvimento de inovações. A abordagem utilizada foi do tipo qualitativa, através de estudo de casos múltiplos, na qual, a partir de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação direta, foi realizado o levantamento de dados em três indústrias de papel da região Sul do Brasil. A análise dos dados foi realizada pelo método de análise de conteúdo, por meio de triangulação com a literatura. Os resultados demonstraram que é comum para as indústrias de papel investigadas terem processo estruturado para o desenvolvimento de novos produtos e insumos e para a geração e reconhecimento de inovações de processo internas na empresa, propostas pelos colaboradores. Entretanto, há pouca intensidade nas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento voltadas para a criação de inovações próprias, sendo essas áreas mais dedicadas para a absorção de ideias advindas de fora da empresa. Quanto ao uso dos conceitos da Inovação Aberta, observou-se que as indústrias realizam atividades de fora para dentro especialmente com fornecedores, para o desenvolvimento de novos insumos e com clientes para o desenvolvimento de novos produtos. Apenas uma das três indústrias pesquisadas apresentou relacionamento significativo com Universidades e Centros de Pesquisa e pouco relacionamento com outros tipos de parceiros é realizada pelas indústrias analisadas. Quanto à forma de dentro para fora das atividades de Inovação Aberta, observou-se que nenhuma empresa realiza. Isso se deve à baixa atividade de Pesquisa e Desenvolvimento interna, capaz de produzir ideias para serem exploradas externamente, quando não forem adequadas para uso interno. No que tange às métricas de Inovação Aberta, propostas por Henry Chesbrough, verificou-se pouca aderência nas indústrias pesquisadas, com alguma aderência nas métricas “tempo entre a concepção e lançamento das ideias” e “porcentagem de inovação gerada fora da organização”. Isso pode ter influência devido à concepção dessas métricas terem sido concebidas em um ambiente de alta tecnologia e fluxo de propriedade intelectual, o que não é a realidade das indústrias de papel pesquisadas. Assim, neste trabalho, foi proposto um sistema de métricas para avaliar o efeito da adoção das práticas de Inovação Aberta em indústrias de papel, abrangendo tanto métricas convencionadas, no que se pode chamar de métricas de inovação fechada, assim como métricas que se enquadram na característica da Inovação Aberta.por
dc.description.abstractThis research discusses about Open Innovation concept and measuring, it was suggested by Henry Chesbrough, in paper companies from Brazil south region. It aimed to comprehend how external relations occurs, under open innovation concept, to developing products and process innovations and, propose appropriated measuring to calculate the influence of that practice on the development of innovations. It has used a qualitative approach, thru multiples cases study, with semi-structured interviews, documental analysis and direct observation, it was made a data mapping in three paper companies from Brazil south region. The data analysis was done by content analysis method, thought literature triangulation. The results showed that is common to paper companies studied have structured process to developing new products and inputs, and to creation and recognition of process innovation in the firm, proposed by employees. Although, there is little intensity into Research and Development activities toward to creation of own innovation, these areas are dedicated to absorbing ideas coming from outside the firm. Related to Open Innovation concepts, it was observed that companies do activities from outside to inside, especially with suppliers, developing new inputs and with customers developing new products. Only one of the three companies studied presented a significant relationship with Universities and Researches Centers, and little relationship with other kinds of partners are done by the analysed companies. About the way from inside to outside activities of Open Innovation, it was observed that none of companies does. It results from low internal Research and Development activities, able to produce ideas to be explored externally, when they are not appropriated to internal use. Related to Open Innovation measuring, proposed by Henry Chesbrough, it was checked little adhesion in the studies companies, with some adherence in measuring “time between conception and releasing ideas” and “innovation percentage generated outside the organization”. This must have influence due to measuring concepts have been created in a high technological environment and intellectual property flow, what is not a reality into paper companies studied. In addition, in this research, was proposed a measuring system to evaluate the adoption of Open Innovation practices in paper companies, covering conventional measuring, what can be named as closed innovation measuring, as measuring that have Open Innovation features.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-09-25T11:19:09Z No. of bitstreams: 1 ANDERSON LUIZ WITTMANN.pdf: 1128260 bytes, checksum: 1957532eb4d43613a29bfe2f0beb08c7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-25T11:19:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDERSON LUIZ WITTMANN.pdf: 1128260 bytes, checksum: 1957532eb4d43613a29bfe2f0beb08c7 (MD5) Previous issue date: 2019-06-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4550/ANDERSON%20LUIZ%20WITTMANN.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInovação Abertapor
dc.subjectMétricas de Inovação e Pesquisa e Desenvolvimentopor
dc.subjectManufaturapor
dc.subjectOpen Innovationeng
dc.subjectInnovations Metrics and Research and Developmenteng
dc.subjectManufacturingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleINOVAÇÃO ABERTA NA INDÚSTRIA DE PAPEL: UM ESTUDO MULTICASOSpor
dc.title.alternativeOpen Innovation in the Paper Industry: a multicase studyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

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