Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1186
Tipo do documento: Dissertação
Título: AS BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DOS CURRÍCULOS DE GEOGRAFIA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PARANÁ
Autor: Barbosa, Valdivânia Pereira 
Primeiro orientador: Gehrke, Marcos
Resumo: A partir de meados da década de 1980, agentes da educação pública paranaense elaboraram e implementaram orientações curriculares para a rede de escolas do estado. Orientações curriculares partem não somente de órgãos oficiais, mas de outros segmentos da sociedade. O contexto histórico, os interesses de classes e as transformações no pensamento científico, filosófico e geográfico são determinantes na elaboração das proposições curriculares. A pesquisa, numa aproximação com o materialismo histórico e dialético, teve como objetivo avaliar os determinantes sócio-históricos e as bases teórico-metodológicas contidas nas propostas curriculares de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental, da rede estadual do Paraná, de 1990 a 2017. Procuramos identificar o contexto das transformações ocorridas na educação e na Geografia, bem como, a inserção dessa ciência nos currículos escolares. A investigação foi conduzida com base nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental e abrangeu o Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica e o Plano de Estudos das Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Em cada proposta curricular, analisamos o objeto de estudo da Geografia e os conceitos que contribuem para explicá-lo, os objetivos de ensino, as metodologias de ensino, a concepção/função da avaliação da aprendizagem. Os quatro documentos apresentam coerência e contradições internas. As quatro propostas admitem que o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico. Apenas o Currículo Básico não explicita os conceitos/categorias da Geografia. Partiu dos Parâmetros Curriculares Nacionais a proposta do emprego dos conceitos da Geografia na educação escolar. Essa proposta também apresentou, à época, nova abordagem para o ensino da cartografia. No Currículo Básico, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica, os objetivos do ensino da Geografia são coerentes com os pressupostos teórico-metodológicos. O Plano de Estudos do MST, para além de objetivos de ensino, propõe a formação humana, omnilateral como princípio fundamental da educação. Os conteúdos selecionados são coerentes com os objetivos de cada proposta analisada de Geografia. O materialismo histórico e dialético é a abordagem metodológica no Currículo Básico e no Plano de Estudos do MST; os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam abordagem eclética com destaque para a fenomenologia; nas Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica são as abordagens críticas. Cada documento que sucede o anterior guarda aspectos do remoto, apresenta novas abordagens da Geografia, e supera em algumas proposições. PALAVRAS-CHAVE: Ensino
Abstract: Beginning in the mid-1980s, public education agents from Paraná developed and implemented curricular guidelines for the state school network. Curricular guidelines come not only from official bodies, but from other segments of society. The historical context, class interests and transformations in scientific, philosophical and geographic thought are determinant in the elaboration of curricular propositions. The research, in an approach with historical and dialectical materialism, had as objective to evaluate the socio-historical determinants and the theoretical-methodological bases contained in the curricular proposals of Geography for the Final Years of Elementary Education, from the state network of Paraná, from 1990 to 2017. We seek to identify the context of transformations in education and geography, as well as the insertion of this science in school curricula. The research was conducted based on the theoretical and methodological assumptions of the bibliographical and documentary research and covered the Basic Curriculum for the Public School of Paraná, the National Curricular Parameters, the Basic Curricular Guidelines for Basic Education and the Study Plan of the Itinerant Schools of the Movement Landless Rural Workers. In each curricular proposal we analyze the object of study of Geography and the concepts that contribute to explain it, the teaching objectives, the teaching methodologies, the conception / function of the evaluation of the learning. The four documents present coherence and internal contradictions. The four proposals admit that the object of study of Geography is the geographic space. Only the Basic Curriculum does not explicitly state the concepts / categories of Geography. Starting from the National Curricular Parameters, the proposal of the use of the concepts of Geography in school education. This proposal also presented, at the time, a new approach to the teaching of cartography. In the Basic Curriculum, in the National Curriculum Parameters and in the Curriculum Directives of Basic Education, the objectives of the teaching of Geography are coherent with the theoretical-methodological assumptions. The MST Study Plan, in addition to teaching objectives, proposes human, omnilateral training as a fundamental principle of education. The contents selected are consistent with the objectives of each analyzed proposal of Geography. Historical and dialectical materialism is the methodological approach in the Basic Curriculum and in the MST Study Plan; the National Curricular Parameters present an eclectic approach with emphasis on phenomenology; in the Basic Education Guidelines are critical approaches. Each document that succeeds the previous one keeps aspects of the remote, presents new approaches of Geography, and surpasses in some propositions.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Plano de Estudos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica
Parâmetros Curriculares Nacionais
Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná
Teaching Geography
Study Plan of the Movement of Landless Rural Workers
Basic Curricular Guidelines for Basic Education
National Curricular Parameters
Basic Curriculum for the Public School of the State of Paraná
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Barbosa, Valdivânia Pereira. AS BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DOS CURRÍCULOS DE GEOGRAFIA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PARANÁ. 2018. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1186
Data de defesa: 22-Jun-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALDIVÂNIA PEREIRA BARBOSA.pdfVALDIVÂNIA PEREIRA BARBOSA3,16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.