Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1184
Tipo do documento: Dissertação
Título: HIP HOP: O ENSINO DAS RUAS
Autor: Rebello, Rudimar da Rocha Lyra 
Primeiro orientador: Silva, Jefferson Olivatto da
Resumo: Esta dissertação intitulada Hip Hop: o ensino das ruas fomentou ações com os militantes do movimento Hip Hop de Guarapuava a fim de promover atuações de empoderamento comunitário dentro e a partir da realidade dos participantes. Para o suporte teórico metodológico foram utilizados: Cultura e Identidade (MELUCCI, 2001; GEERTZ, 1989), Antropologia (GOLDMAN, 2006 NECKEL, 2017, OLIVEIRA 2013, SOUZA 2009 e FELIX 2004) Etnografia (TOSTA, 2005) e Comunidade de Aprendizagem (GABASSA, 2009), entre outros (as). Foram desenvolvidos quatro momentos de atuação juntos aos integrantes do Movimento Hip Hop: primeiro momento houve as reuniões abertas para os militantes do Hip Hop, que serviram para que os militantes do Hip Hop local pudessem fazer uso dos espaços da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO e ao mesmo tempo explanarem sobre sua participação no Hip Hop de Guarapuava. O segundo momento foi composto por eventos itinerantes que proporcionaram a apresentação dos quatro elementos do Hip Hop para um público além dos participantes da pesquisa, também nesse momento foi possível apresentar mais sobre a Cultura Hip Hop tentando assim desconstruir preconceitos referentes a essa cultura tanto no parque central da cidade quanto nos bairros periféricos. No terceiro momento foi realizado a I Semana da Cultura Hip Hop na UNICENTRO, essa contou com shows de RAP, Grafite, Breakdance e oficinas ministradas pelos integrantes do Hip Hop local. Esse evento foi o primeiro que ocorreu na Universidade nessa proporção, pois trouxe o saber prévio dessa cultura urbana, oportunizando a ocupação desse espaço pelos militantes do Hip Hop local podendo também fazer com que a comunidade acadêmica conhecesse mais desse movimento. O quarto e último momento contaram com a participação dos militantes do Hip Hop na V Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão-SIEPE da UNICENTRO, esse evento contou com um Grupo de Trabalho de Cultura Urbana e Direitos Humanos assim como show de RAP no auditório Francisco Contini. Ao final desse estudo pôde-se observar que as iniciativas do movimento Hip Hop podem ser configuradas dentro da definição de posses, porém esse movimento em Guarapuava atua de forma fragmentada e sua resistência para que isso ocorra se dá em diversos fatores que se apresentam no decorrer desse trabalho. A atuação dos militantes tem conformidade com as características da comunidade de aprendizagem, pois pode contribuir na construção da identidade e ações em comunidade voltada para uma conscientização política e de empoderamento.
Abstract: This dissertation entitled Hip Hop: Street teaching fostered actions with activists of the Guarapuava Hip Hop movement to promote community empowerment actions within and from the reality of the participants. For the theoretical methodological support, we used: Culture and Identity (MELUCCI, 2001; GEERTZ, 1989), Anthropology (GOLDMAN, 2006 NECKEL, 2017, OLIVEIRA 2013, SOUZA 2009 and FELIX 2004) Ethnography (TOSTA, 2005) and Learning Community GABASSA, 2009), among others. Four moments of action were developed together with members of the Hip Hop Movement: the first time there were meetings open to the Hip Hop militants, who served to make the local Hip Hop militants able to make use of the spaces of the State University of the Central-West UNICENTRO and at the same time explain about their participation in the Hip Hop of Guarapuava. The second moment was composed of itinerant events that provided the presentation of the four elements of Hip Hop to an audience beyond the participants of the research, also at that time it was possible to present more about the Hip Hop Culture trying to deconstruct prejudices regarding this culture both in the park center of the city and in the peripheral districts. In the third moment was held the First Week of Hip Hop Culture at UNICENTRO, that counted with shows of RAP, Graffiti, Breakdance and workshops given by members of the local Hip Hop. This event was the first that occurred in the University in this proportion, because it brought the prior knowledge of this urban culture, allowing the occupation of this space by the local Hip Hop militants, and it also allowed the academic community to know more about this movement. The fourth and final moment included the participation of Hip Hop activists in the Fifth Week of Integration Education, Research and Extension-SIEPE of UNICENTRO, this event had a Working Group on Urban Culture and Human Rights as well as RAP show in the auditorium Francisco Contini. At the end of this study it was observed that the initiatives of the Hip Hop movement can be configured within the definition of possessions, but this movement in Guarapuava acts in a fragmented way and its resistance to this occurs in several factors that occur in the course of this work. The activities of the militants conform to the characteristics of the learning community, since they can contribute to the construction of identity and actions in a community focused on political awareness and empowerment.
Palavras-chave: Hip Hop
Comunidade de Aprendizagem
Militância
Posse
Empoderamento
Hip Hop
Learning Community
Militancy
Possession
Empowerment
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Rebello, Rudimar da Rocha Lyra. HIP HOP: O ENSINO DAS RUAS. 2018. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1184
Data de defesa: 17-Ago-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUDIMAR DA ROCHA LYRA REBELLO.pdfRUDIMAR DA ROCHA LYRA REBELLO4,54 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.