Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Marlei-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577035997792540por
dc.contributor.advisor1Neuvald, Luciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6120669098017151por
dc.date.accessioned2019-08-22T13:04:51Z-
dc.date.issued2017-08-17-
dc.identifier.citationCorreia, Marlei. A CATEQUESE ANTROPOLÓGICA NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO CATEQUÉTICA DA DIOCESE DE GUARAPUAVA. 2017. 132 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1183-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consiste em investigar os pressupostos do modelo de organização da catequese antropológica e seus desdobramentos, nos manuais de ensino catequético: “Crescer em Comunhão”, “Sementes” e “Pistas e metas para a catequese”, que são os materiais didáticos mais utilizados no ensino catequético nas paróquias da Diocese de Guarapuava (PR). A análise desses materiais pautou-se nos conteúdos e procedimentos recomendados pela catequese antropológica, cujo entendimento pressupôs a análise dos documentos conciliares que nortearam a sua elaboração e nos diretórios de catequese, criados pela Comissão Nacional dos Bispos do Brasil nas décadas de 1980 e 2000. A pesquisa revelou que, apesar de o modelo antropológico de catequese ter sido eleito pela Igreja Católica a partir da década de 60, seu processo de implantação delineou-se pelos embates ideológicos, entre os setores progressistas e os conservadores do catolicismo. Tais embates são encontrados nos discursos e organização dos conteúdos dos manuais catequéticos. A pesquisa revelou que, apesar de o modelo antropológico de catequese ter sido eleito pela Igreja Católica, a partir da década de 60, seu processo de implantação delineou-se pelos embates ideológicos entre os setores progressistas e os conservadores do catolicismo.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to investigate the presuppositions of the anthropological catechesis organization model and its unfolding in the catechetical teaching manuals "Growing in Communion", "Seeds" and "Tracks and goals for catechesis", which are the most used teaching materials In catechetical teaching in the parishes of the Diocese of Guarapuava (PR). The analysis of these materials was based on the contents and procedures recommended by the anthropological catechesis, whose understanding presupposed the analysis of the conciliar documents that guided its elaboration and in the directories of catechesis created by the National Commission of Bishops of Brazil in the 1980s and 2000s. Research revealed that, although the anthropological model of catechesis was elected by the Catholic Church from the 1960s, its implementation process was outlined by ideological clashes between the progressive groups of people conservative of Catholicism. Such clashes are found in the discourses and organization of the contents of the catechetical manuals. The research revealed that, although the anthropological model of catechesis was elected by the Catholic Church from the 1960s, its implementation process was delineated by ideological clashes between progressive and conservative sectors of Catholicism.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-08-22T13:04:51Z No. of bitstreams: 1 MARLEI CORREIA.pdf: 1811806 bytes, checksum: 0aaac9786bb144c936aaef755a1a1755 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-22T13:04:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARLEI CORREIA.pdf: 1811806 bytes, checksum: 0aaac9786bb144c936aaef755a1a1755 (MD5) Previous issue date: 2017-08-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4340/MARLEI%20CORREIA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação catequética católicapor
dc.subjectConcílio do Vaticano IIpor
dc.subjectmodelo antropológico de catequesepor
dc.subjectCatholic catechetical educationeng
dc.subjectCouncil of the Vatican IIeng
dc.subjectAnthropological model of catechesiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA CATEQUESE ANTROPOLÓGICA NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO CATEQUÉTICA DA DIOCESE DE GUARAPUAVApor
dc.title.alternativeThe anthropological catechesis int the teaching materials of catechetic education of the diocese of Guarapuavaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLEI CORREIA.pdfMARLEI CORREIA1,77 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.