Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1182
Tipo do documento: Dissertação
Título: O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DE ALUNOS SUPERDOTADOS EM RELAÇÃO AO USO DE APLICATIVOS DE DIFERENTES COMPLEXIDADES
Autor: Deliberalli, Mariangela 
Primeiro orientador: Vestena, Carla Luciane Blum
Primeiro coorientador: Santinello, Jamile
Resumo: Esta pesquisa expõe o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e as suas implicações no processo de construção lógica-matemático no estádio Operatório Formal de crianças com Altas Habilidades/Superdotação matriculadas na Sala de Apoio Multifuncional Tipo 1, de um colégio estadual de Candói/PR. O objetivo geral desta investigação foi analisar o raciocínio lógico dos adolescentes colocados em situação de uso de aplicativos. Utilizou-se o método clínico adaptado com a intervenção individual e entre pares por meio do uso de aplicativos: Rei da matemática, engrenagens e construção de pontes. A escolha por tais aplicativos se deu devido ao fato desses darem ênfase ao raciocínio lógico e elementos matemáticos expostos por Piaget. Participaram da pesquisa 3 (três) alunos do ensino fundamental, anos finais, dois alunos do sétimo e um do oitavo ano. Os resultados, apontam para os níveis elementar, moderado e complexo de raciocínio lógico, portanto, há uma diferenciação da lógica em relação as diferentes complexidades apresentadas, e uma similaridade entre cada nível entre e diferenciações lógicas distintas de cada criança na resolução das diferentes situações problema apresentadas nos aplicativos.
Abstract: This research presents the development of logical mathematical reasoning and its implications in process of logical mathematical construction during the gifted children’s Formal Operational stage enrolled in Kind 1 Multifunctional Support Room in Saint Clara State School in Candói/PR. The general objective of this research was to analyze adolescents’ logical reasoning in situations which ones they have available application software. The choice of such apps was because they emphasize mathematical elements presented by Piaget. Sample was three students from Elementary School, last years; two of them from seventh year and one from eighth year. Results were there were basic, moderated and complex levels of logical reasoning, different logics with regard to presented different complexities and a similarity in each level and between each child’s different logics to solve different problems presented by apps.
Palavras-chave: Raciocínio lógico matemático
Adolescentes
Aplicativos móveis
Piaget
Logical mathematical reasoning
Adolescents
Mobile application software
Piaget
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Deliberalli, Mariangela. O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DE ALUNOS SUPERDOTADOS EM RELAÇÃO AO USO DE APLICATIVOS DE DIFERENTES COMPLEXIDADES. 2017. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1182
Data de defesa: 28-Set-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANGELA DELIBERALLI.pdfMARIANGELA DELIBERALLI O2,14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.