Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMallat, Juliana Domit-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1494138168598595por
dc.contributor.advisor1Gehrke, Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2504684330782635por
dc.date.accessioned2019-08-22T12:45:19Z-
dc.date.issued2017-09-11-
dc.identifier.citationMallat, Juliana Domit. O CAMPO DA DIDÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POR ÁREA DO CONHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ. 2017. 187 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1180-
dc.description.resumoResumo: Analisa a formação inicial de professores por área do conhecimento nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo no estado do Paraná e considera complexa a questão da didática na área da educação, especialmente nas últimas décadas. Assume o carácter qualitativo na investigação em educação e, metodologicamente alicerça a pesquisa em estudos bibliográficos e a análise documental, mediada pela análise de conteúdo (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Faz uso da análise de conteúdo a partir das ementas e planos de ensino para produzir os dados. Questiona o lugar da didática na formação inicial de professores por área do conhecimento nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo das Universidades públicas do Paraná. Reúne o Projeto Político-pedagógico e os Planos de Ensino dos cursos e analisa como os currículos apresentam a questão da didática. Verifica se há elementos que apontam para a constituição de uma didática por área do conhecimento. Ressalta que a formação inicial de professores e a didática têm implicações circunstanciadas internamente nas instituições formadoras, desde então produz contribuições teórico-práticas para formação de inicial de professores no âmbito da Educação do Campo. Considera que prevalece uma formação desarticulada no que se refere aos conhecimentos, que compõem a totalidade do campo da didática na formação inicial de professores. Evidencia a preocupação dos cursos com a didática geral e destaca a ausência da didática específica e a valorização de conteúdos específicos sob as práticas pedagógicas. Considera que os cursos caminham para uma aproximação com a proposta da formação inicial de professores por área do conhecimento e argumenta da necessidade de constituição da tríade, didática geral, didática específica e didática por área do conhecimento. Sustenta a tríade a partir de princípios formativos que permitem um repensar a constituição de uma didática por área do conhecimento: Relação intrínseca entre ser Professor e Educador, Postura crítica frente ao Conhecimento Escolar, Planejamento Coletivo, Interdisciplinar e a partir da Realidade, Visão de totalidade nos processos de Ensino, Transgressão do modelo classificatório e excludente na avaliação e Organização do trabalho pedagógico e a escola do campo. Considera que os princípios formulados devem se materializar nos currículos e na prática da formação inicial dos professores nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.por
dc.description.abstractAbstract: It analyzes the initial formation of teachers by area of knowledge in the Courses of Graduation in Country Education in the state of Paraná and considers complex the question of didactics in the area of education, especially in the last decades. It assumes the qualitative character in the research in education and methodologically, bases the research in bibliographic studies and the documentary analysis, mediated by the content analysis (BOGDAN; BIKLEN, 1994). It makes use of the content analysis from the menus and teaching plans to produce of data. Question the place of didactics in the initial formation of teachers by area of knowledge in the courses of Graduation in Country Education of the Public Universities of Paraná. It brings together the Political Pedagogical Project and the Teaching Plans of the courses and analyzes how the curricula present the didactics question. It verifies if there are elements that point to the constitution of a didactics by area of knowledge. It emphasizes that the initial formation of teachers and didactics have internally detailed implications in the training institutions, since then it produces theoretical and practical contributions for the initial formation of teachers in the scope of Country Education. It considers that a disarticulated formation prevails as far as the knowledge, that compose the totality of country didactic in the initial formation of teachers is concerned. It shows the concern of the courses with general didactics and highlights the absence of specific didactics and the valuation of specific contents under pedagogical practices. It considers that the courses move towards an approximation with the proposal of the initial formation of teachers by area of knowledge and argues of the necessity of constitution of the triad, general didactics, specific and by area of knowledge. It supports the triad bases on formative principles that allow a rethinking of the constitution of a didactics by area of knowledge: Intrinsic relationship between teacher and educator, critical posture in front of the school knowledge, collective planning, interdisciplinary and from the Reality, Vision of totality in the processes of Teaching, Transgression of the classificatory and excluding model in the evaluation and Organization of the pedagogical work and at country school. It considers that the principles formulated must materialize in the curricula and in the practice of the initial formation of the teachers in the courses of Degree in Country Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-08-22T12:45:19Z No. of bitstreams: 1 JULIANA DOMIT MALLAT.pdf: 9113431 bytes, checksum: c1d0519bfdaf5926342b6dd3d01c2374 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-22T12:45:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JULIANA DOMIT MALLAT.pdf: 9113431 bytes, checksum: c1d0519bfdaf5926342b6dd3d01c2374 (MD5) Previous issue date: 2017-09-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4348/JULIANA%20DOMIT%20MALLAT.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação inicial de Professorespor
dc.subjectLicenciatura em Educação do Campopor
dc.subjectdidática específica e didática por área do conhecimentopor
dc.subjectTríade: didática geralpor
dc.subjectInitial Teacher Trainingeng
dc.subjectDegree in Country Educationeng
dc.subjectDidacticseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO CAMPO DA DIDÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POR ÁREA DO CONHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁpor
dc.title.alternativeInitial Formation of Teachers and the Didactics ‘Country by area of knowledge: a look at the degree in Country Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA DOMIT MALLAT.pdfJULIANA DOMIT MALLAT8,9 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.