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Tipo do documento: Dissertação
Título: O CAMPO DA DIDÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POR ÁREA DO CONHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ
Título(s) alternativo(s): Initial Formation of Teachers and the Didactics ‘Country by area of knowledge: a look at the degree in Country Education
Autor: Mallat, Juliana Domit 
Primeiro orientador: Gehrke, Marcos
Resumo: Resumo: Analisa a formação inicial de professores por área do conhecimento nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo no estado do Paraná e considera complexa a questão da didática na área da educação, especialmente nas últimas décadas. Assume o carácter qualitativo na investigação em educação e, metodologicamente alicerça a pesquisa em estudos bibliográficos e a análise documental, mediada pela análise de conteúdo (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Faz uso da análise de conteúdo a partir das ementas e planos de ensino para produzir os dados. Questiona o lugar da didática na formação inicial de professores por área do conhecimento nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo das Universidades públicas do Paraná. Reúne o Projeto Político-pedagógico e os Planos de Ensino dos cursos e analisa como os currículos apresentam a questão da didática. Verifica se há elementos que apontam para a constituição de uma didática por área do conhecimento. Ressalta que a formação inicial de professores e a didática têm implicações circunstanciadas internamente nas instituições formadoras, desde então produz contribuições teórico-práticas para formação de inicial de professores no âmbito da Educação do Campo. Considera que prevalece uma formação desarticulada no que se refere aos conhecimentos, que compõem a totalidade do campo da didática na formação inicial de professores. Evidencia a preocupação dos cursos com a didática geral e destaca a ausência da didática específica e a valorização de conteúdos específicos sob as práticas pedagógicas. Considera que os cursos caminham para uma aproximação com a proposta da formação inicial de professores por área do conhecimento e argumenta da necessidade de constituição da tríade, didática geral, didática específica e didática por área do conhecimento. Sustenta a tríade a partir de princípios formativos que permitem um repensar a constituição de uma didática por área do conhecimento: Relação intrínseca entre ser Professor e Educador, Postura crítica frente ao Conhecimento Escolar, Planejamento Coletivo, Interdisciplinar e a partir da Realidade, Visão de totalidade nos processos de Ensino, Transgressão do modelo classificatório e excludente na avaliação e Organização do trabalho pedagógico e a escola do campo. Considera que os princípios formulados devem se materializar nos currículos e na prática da formação inicial dos professores nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
Abstract: Abstract: It analyzes the initial formation of teachers by area of knowledge in the Courses of Graduation in Country Education in the state of Paraná and considers complex the question of didactics in the area of education, especially in the last decades. It assumes the qualitative character in the research in education and methodologically, bases the research in bibliographic studies and the documentary analysis, mediated by the content analysis (BOGDAN; BIKLEN, 1994). It makes use of the content analysis from the menus and teaching plans to produce of data. Question the place of didactics in the initial formation of teachers by area of knowledge in the courses of Graduation in Country Education of the Public Universities of Paraná. It brings together the Political Pedagogical Project and the Teaching Plans of the courses and analyzes how the curricula present the didactics question. It verifies if there are elements that point to the constitution of a didactics by area of knowledge. It emphasizes that the initial formation of teachers and didactics have internally detailed implications in the training institutions, since then it produces theoretical and practical contributions for the initial formation of teachers in the scope of Country Education. It considers that a disarticulated formation prevails as far as the knowledge, that compose the totality of country didactic in the initial formation of teachers is concerned. It shows the concern of the courses with general didactics and highlights the absence of specific didactics and the valuation of specific contents under pedagogical practices. It considers that the courses move towards an approximation with the proposal of the initial formation of teachers by area of knowledge and argues of the necessity of constitution of the triad, general didactics, specific and by area of knowledge. It supports the triad bases on formative principles that allow a rethinking of the constitution of a didactics by area of knowledge: Intrinsic relationship between teacher and educator, critical posture in front of the school knowledge, collective planning, interdisciplinary and from the Reality, Vision of totality in the processes of Teaching, Transgression of the classificatory and excluding model in the evaluation and Organization of the pedagogical work and at country school. It considers that the principles formulated must materialize in the curricula and in the practice of the initial formation of the teachers in the courses of Degree in Country Education.
Palavras-chave: Formação inicial de Professores
Licenciatura em Educação do Campo
didática específica e didática por área do conhecimento
Tríade: didática geral
Initial Teacher Training
Degree in Country Education
Didactics
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado)
Citação: Mallat, Juliana Domit. O CAMPO DA DIDÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POR ÁREA DO CONHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ. 2017. 187 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1180
Data de defesa: 11-Sep-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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