Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1178
Tipo do documento: Dissertação
Título: A FORMAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO NO BRASIL: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, MATRIZES POLÍTICAS E PROJETOS PEDAGÓGICOS EM DISPUTA. UM ESTUDO CRÍTICO A PARTIR DO PPP DO COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA EM GUARAPUAVA-PR
Autor: Leite, Francielly Cristina Wisnievski Trelha 
Primeiro orientador: Dalarosa, Adair Ângelo
Resumo: Esta pesquisa estuda o Curso de Formação de Docentes em nível médio, modalidade Normal, do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava. O curso é uma possibilidade de início de carreira profissional docente que vendo sendo discutido desde a década de 1920. Na atualidade, ele é organizado pela LDB 9394/96 que admite como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal. O problema da pesquisa consiste em investigar se o atual modelo do curso possibilita uma formação politécnica aos alunos, ou seja, uma formação integral do homem: uma formação omnilateral, que traga em seu bojo aspectos de emancipação humana, leitura do mundo, participação, coletividade e responsabilidade política e social. Nesse sentido, foi necessário refletir de que forma as políticas advindas do Banco Mundial influenciam diretamente na reconfiguração do Estado e na redefinição das políticas educacionais. Evidenciamos também os documentos norteadores do curso, principalmente o PPP do colégio, bem como a matriz curricular do curso. Esta pesquisa foi realizada por meio de análise da Legislação Educacional Federal e Estadual, documentos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Projeto Político Pedagógico, e de análise bibliográfica baseada nos seguintes autores: Dermeval Saviani (2009), Maria Ciavatta (2014), Antonio Gramsci (2001), Acácia Kuenzer (2010) entre outros. Desse modo destacamos a importância da formação de professores, formação esta, que está intrinsecamente direcionada para o mundo do trabalho, rumo a uma educação omnilateral. Para tanto, constatamos que no decorrer da pesquisa, os organismos internacionais interferem na elaboração das políticas educacionais imprimindo na formação docente em nível médio um caráter mercadológico e que, portanto, essa formação não condiz com uma formação integral do homem.
Abstract: This research studies the Training Course for Teachers at the intermediate level, Normal modality, of the State College Visconde de Guarapuava. The course is a possibility of starting a professional teaching career that has been discussed since the 1920s. Currently, it is organized by LDB 9394/96 which admits as a minimum training for the exercise of teaching in early childhood and 5 (five) first years of elementary school, the one offered at the middle level, in the normal modality. The research problem consists in investigating whether the current model of the course allows a polytechnical formation to the students, that is, an integral formation of the man: an omnilateral formation that brings in its aspects of human emancipation, reading of the world, participation, collectivity and political and social responsibility. In this sense, it was necessary to reflect how the World Bank policies directly influence the reconfiguration of the State and the redefinition of educational policies. We also show the documents guiding the course, especially the PPP of the school, as well as the curricular matrix of the course. This research was carried out through analysis of the Federal and State Educational Legislation, documents of the State Secretariat of Education of Paraná, Political Pedagogical Project, and bibliographic analysis based on the following authors: Dermeval Saviani (2009), Maria Ciavatta (2014), Antonio Gramsci (2001), Acácia Kuenzer (2010) and others. In this way we emphasize the importance of teacher training, this training, which is intrinsically directed to the world of work, towards an omnilateral education. In order to do so, we find that in the course of the research, the international organizations interfere in the elaboration of educational policies, implying in the teacher training at the middle level a market character and that, therefore, this formation does not correspond to an integral formation of the man.
Palavras-chave: Política Educacional
Polivalência
Politecnia
Educação Profissional
Educational Policy
Polyvalence
Polytechnics
Professional Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Leite, Francielly Cristina Wisnievski Trelha. A FORMAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO NO BRASIL: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, MATRIZES POLÍTICAS E PROJETOS PEDAGÓGICOS EM DISPUTA. UM ESTUDO CRÍTICO A PARTIR DO PPP DO COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA EM GUARAPUAVA-PR. 2018. 72 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1178
Data de defesa: 26-Nov-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIELLY CRISTINA WISNIEVSKI TRELHA LEITE.pdfFRANCIELLY CRISTINA WISNIEVSKI TRELHA LEITE805,14 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.