Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSAKATA, KELLY LETÍCIA DA SILVA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297671225940249por
dc.contributor.advisor1Lima, Michelle Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326773034222088por
dc.date.accessioned2019-08-16T19:47:48Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.citationSAKATA, KELLY LETÍCIA DA SILVA. PROGRAMA GESTÃO PARA APRENDIZAGEM: A ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO LEMANN NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO EM REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. 2018. 204 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1164-
dc.description.resumoO objetivo central da presente pesquisa foi investigar a atuação da Fundação Lemann (FL) nas políticas educacionais brasileiras, especialmente o Programa Gestão para a Aprendizagem - PGA nos municípios de Castro e Ponta Grossa, no Estado do Paraná. Para tanto, o capítulo 1 problematiza a relação entre Estado e políticas educacionais, com ênfase na presença dos agentes privados na condução das políticas educacionais por meio das parcerias público–privadas (PPP). Analisa, por uma perspectiva sócio histórica, as políticas municipais, com destaque para a discussão do não desenvolvimento de um Sistema Nacional de Ensino – SNE e do município como ente federado, com vistas a desvelar a emergência da atuação dos agentes privados no contexto municipal. Identifica os principais agentes privados presentes no âmbito educacional brasileiro e as pesquisas acadêmicas que discutem as PPP no âmbito municipal. O capítulo 2 investiga a relação entre a FL e os Organismos Internacionais, sua atuação no contexto brasileiro, seus principais programas voltados para o âmbito educacional e sua concepção de gestão educacional e de políticas de formação continuada. Por fim, o capítulo 3 problematiza a atuação do PGA nos municípios e estados brasileiros e, especificamente nos municípios de Castro e Ponta Grossa, adentrando as concepções de gestão educacional e políticas de formação continuada nos dois municípios. A pesquisa documental realizou-se com foco em 29 (vinte e nove) documentos e 37 (trinta e sete) vídeos emitidos pela FL e localizados por meio de seus sites, para além dos Termos de Parceria firmados entre a FL e os municípios de Castro e Ponta Grossa e o Edital de Seleção do PGA. O estudo identificou: a) há uma direção posta no Brasil de um projeto societário pautado pelas leis de mercado e do neoliberalismo, bem como sua consonância com o paradigma educacional proposto pela FL; b) a emergência da estratégia posta por meio da Terceira via e materializada pelas PPP, que propagam o discurso de justiça social, principalmente no âmbito municipal; c) a atuação da FL na educação pública brasileira está além dos programas de parcerias público–privadas (PPP), ela interfere nas políticas educacionais, elabora materiais didáticos e aperfeiçoou-se em desenvolver conferências, seminários e palestras; d) a concepção de políticas de formação continuada posta pela FL é pautada no discurso de formação voltada para a emergência de líderes e gestores de sala de aula; e) a concepção de gestão é a gestão por resultados, em que se propõe a lógica empresarial no âmbito escolar.por
dc.description.abstractABSTRACT The core objective in this research was investigate the acting by Fundação Lemann (FL) on the Brazilian educational policies, especially the Programa Gestão para a Aprendizagem - PGA in Castro and Ponta Grossa towns, in the state of Paraná. Thereunto, the chapter 1 problematizes the relation between the state and the educational policies, emphasizing the presence of private agents on the leading the educational policies through the public-private partnerships (PPP). It analyzes the municipal policies through a social historical perspective, highlighting the discussion about the non-development of a National System of Education - NSE and the municipality as federated entity, in order to unveil the emergency of private agents acting on the municipal context. It identifies the main private agents on the Brazilian educational scope and the academic researches which discusses the PPP in the municipal scope. Chapter 2 investigates the relation between the FL and the international organizations in the Brazilian context, its main programs addressed to the educational scope and its conception of education management and policies for continuing education. Finally, chapter 3 problematizes the PGA acting in Brazilian towns and states in Brazilian municipalities and in Castro and Ponta Grossa town, getting into the conceptions about educational management and policies of continuous education in both municipalities. Documental research was performed focused on 29 (twenty nine) texts and 37 (thirty seven) issued by FL and found through their websites, further the Partnership contracts signed between FL and Castro and Ponta Grossa towns and the PGA Selection Notices. The study identified: a) there is an addressment placed in Brazil of a society project based on market laws and neoliberalism, as well as the consonance with educational paradigm proposed by FL; b) the emergency of the strategy placed through the Third way materialized by the PPP, which que propagate the discourse of social justice, especially in the municipal scope; c) The acting of FL in Brazilian public education is beyond the public-private partnership (PPP), it interferes in educational policies, elaborates textbooks and improve itself in develop conferences, seminars and speeches; d) the conception of policies for continuing education proposed by FL is based on the discourse of training addressed to the emergency of leaders and managers from the classroom; e) the conception of management is the management for results, in which the proposal is the entrepreneurship in the school scope.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Elaine Souza (efsouza@unicentro.br) on 2019-08-16T19:47:48Z No. of bitstreams: 1 KELLY LETÍCIA DA SILVA SAKATA.pdf: 14249972 bytes, checksum: 8906094bd83f539638fd703792723719 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T19:47:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KELLY LETÍCIA DA SILVA SAKATA.pdf: 14249972 bytes, checksum: 8906094bd83f539638fd703792723719 (MD5) Previous issue date: 2018-12-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4490/KELLY%20LET%c3%8dCIA%20DA%20SILVA%20SAKATA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFundação Lemannpor
dc.subjectParcerias público-privadaspor
dc.subjectGestão e Políticas de Formaçãopor
dc.subjectRedes Municipais de Educaçãopor
dc.subjectFundação Lemanneng
dc.subjectpublic-private partnershipeng
dc.subjectManagement and training policieseng
dc.subjectMunicipal Education Networks.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePROGRAMA GESTÃO PARA APRENDIZAGEM: A ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO LEMANN NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO EM REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KELLY LETÍCIA DA SILVA SAKATA.pdfKELLY LETÍCIA DA SILVA SAKATA13,92 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.