Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1163
Tipo do documento: Dissertação
Título: ABORDAGENS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
Autor: RAMOS, ROKELY SCHEIFITER DE
Primeiro orientador: Velozo, Emerson Luís
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre o ensino de gênero por meio da análise comparativa, das abordagens e representações de gênero em três livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio: Sociologia (VÁRIOS AUTORES, 2006), Tempos Modernos, Tempos de Sociologia (BOMENY; MEDEIROS, 2010) e Sociologia para o Ensino Médio (TOMAZI, 2013). O objetivo da pesquisa foi analisar como se constroem e significam conteúdos de gênero a partir da disciplina de Sociologia no Ensino Médio, buscando perceber as implicações dos livros didáticos nesse processo, com ênfase no modo como os materiais afetam os seguintes aspectos: a problematização da visão binária, a compreensão do gênero enquanto construto social e cultural; no desenvolvimento da percepção de como as relações de poder são disseminadas e (re)produzidas pela sociedade e de como a alteridade torna-se importante para a superação de preconceitos, no processo de construção das identidades e da visão sobre o “outro”. A metodologia empregada é exploratória, comparativa e indutiva, com uma revisão bibliográfica sobre: o conceito de gênero, educação, e as atribuições dos livros didáticos no ensino de Sociologia; seguida da descrição e análise dos Livros Didáticos e da apresentação qualitativa dos resultados. Para tanto, adota uma abordagem teórica sociológica, articula as contribuições dos estudos culturais e de gênero. Destaca as teorias crítico-reprodutivistas na compreensão da Instituição Escolar e o livro didático como artefato pedagógico, mercadológico e como construto social. Trata-se de um estudo que por consistir na reflexão sobre o livro didático no processo educativo, sobre a importância do aprendizado de gênero para a promoção da equidade/alteridade e sobre o papel desnaturalizador da Sociologia, propõe agregar conhecimento para essa temática amplamente discutida no campo da diversidade e da educação.
Abstract: This dissertation features the results of an investigation into gender education by means of comparative analysis, approaching, and gender representation in three Sociology schoolbooks for high school students: “Sociology” (VARIOS AUTORES, 2006), “Modern Times, Sociology Times” (BOMENY; MEDEIROS, 2010), and “Sociology for High School” (TOMAZI, 2013). The purpose of this research is analyzing how gender contents are built and signified within the discipline of Sociology in High School, hence unfolding the implications of schoolbooks in regard to this process, emphasizing the way materials affect the following aspects: the questioning of binary vision, the comprehension of gender as a social and cultural construct; the development of a perception of how power relations are disseminated and (re)produced by society and how alterity becomes important in overcoming prejudice, in the process of identity building and the consideration of otherness. The methodology we employ is exploratory, comparative and inductive, with a bibliographic revision about: the concept of gender, education, and the attributions of schoolbooks in regard to Sociology teaching; followed by description and analysis of the schoolbooks and the qualitative presentation of results. For this purpose, we adopt a sociological theoretical approach, articulating the contribution of both cultural and gender studies. Also, we highlight critical-reproductivist theories as we proceed to understand the Education Institution and the schoolbook as a pedagogical, marketing artifact, as well as a social construct. This study consists of a reflection about schoolbooks in the educational process, the relevance of gender learning in order to promote equality/alterity, and the denaturalizing role performed by Sociology, hence our proposal to aggregate knowledge to such a widely debated subject in the fields of diversity and education. Keywords: Gender, Education, Sociology, Schoolbooks.
Palavras-chave: Gênero
Ensino
Sociologia
Livros didáticos
Gender
Education
Sociology
Schoolbooks
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: RAMOS, ROKELY SCHEIFITER DE. ABORDAGENS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO. 2018. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR,
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1163
Data de defesa: 22-Nov-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROKELY SCHEIFITER DE RAMOS.pdfROKELY SCHEIFITER DE RAMOS2,85 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.