Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorREIS, DIEGO GEOVAN DOS-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056063844056442por
dc.contributor.advisor1Cardozo, Poliana Fabíula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1834607520455691por
dc.date.accessioned2019-08-14T20:04:05Z-
dc.date.issued2018-05-25-
dc.identifier.citationREIS, DIEGO GEOVAN DOS. AS VIAGENS DO GRAND TOUR SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: reflexões fenomenológicas da obra Viagem à Itália, de Johann Wolfgang von Goethe. 2018. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1160-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a relação entre os deslocamentos e o conhecimento ao longo da história, com ênfase no século XVIII, no fenômeno conhecido como Grand Tour, especificamente na viagem realizada por Johann Wolfgang von Goethe à Itália, em 1786. Objetivou-se aqui compreender o conhecimento adquirido por Goethe ao longo da viagem através do contexto europeu de Aprendizado ao Longo da Vida (ALV), diferenciando processos educativos e processos de aprendizado e suas implicações para o pensamento e legado científico goetheanos, tendo por base a obra de Goethe, Viagem à Itália. Para tornar exequível este trabalho utilizou-se o método Histórico Heurístico, Crítico e Hermenêutico e a Fenomenologia goetheana, pautados na análise da obra estudada. Constatou-se ao final que Goethe foi diretamente influenciado pelo deslocamento realizado, um processo de aprendizado informal, e que todo seu legado científico, cultural e literário compartilham de uma fonte em comum, que nas palavras do próprio autor, foi mais importante que todos os seus anos de ensino formal ou seja, a viagem.por
dc.description.abstractThis research analyzes the relationship between displacements and knowledge throughout history, with emphasis on the eighteenth century , in the phenomenon known as Grand Tour, specifically in the trip made by Johann Wolfgang von Goethe to Italy in 1786. It was aimed here to understand the knowledge acquired by Goethe throughout his journey through the European context of Lifelong Learning (LLL), distinguishing Educational processes and Learning processes, and its implications for the Goethean scientific thought and legacy, based on Goethe’s work, Italian Journey. In order to make this paper feasible, it was used the Historical Heuristic, Critical and Hermeneutic Method and the Goethean Phenomenology, patterned on the analysis of the studied work. In the end, it was found that Goethe was directly influenced by the carried out displacement, an informal learning process, and all his scientific, cultural and literary legacy share a common source, which in the author’s own words, was more important than al his years of formal education, that is, the journey.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Elaine Souza (efsouza@unicentro.br) on 2019-08-14T20:04:05Z No. of bitstreams: 1 DIEGO GEOVAN DOS REIS.pdf: 629634 bytes, checksum: 151fc24de7d2a37f25af6e3198c90b5f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-14T20:04:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIEGO GEOVAN DOS REIS.pdf: 629634 bytes, checksum: 151fc24de7d2a37f25af6e3198c90b5f (MD5) Previous issue date: 2018-05-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4328/DIEGO%20GEOVAN%20DOS%20REIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGrand Toureng
dc.subjectGoethepor
dc.subjectViagempor
dc.subjectALVpor
dc.subjectGrand Toureng
dc.subjectGoetheeng
dc.subjectTraveleng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectALVeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAS VIAGENS DO GRAND TOUR SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: reflexões fenomenológicas da obra Viagem à Itália, de Johann Wolfgang von Goethe.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO GEOVAN DOS REIS.pdfDIEGO GEOVAN DOS REIS614,88 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.