Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1160
Tipo do documento: Dissertação
Título: AS VIAGENS DO GRAND TOUR SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: reflexões fenomenológicas da obra Viagem à Itália, de Johann Wolfgang von Goethe.
Autor: REIS, DIEGO GEOVAN DOS 
Primeiro orientador: Cardozo, Poliana Fabíula
Resumo: Esta pesquisa analisa a relação entre os deslocamentos e o conhecimento ao longo da história, com ênfase no século XVIII, no fenômeno conhecido como Grand Tour, especificamente na viagem realizada por Johann Wolfgang von Goethe à Itália, em 1786. Objetivou-se aqui compreender o conhecimento adquirido por Goethe ao longo da viagem através do contexto europeu de Aprendizado ao Longo da Vida (ALV), diferenciando processos educativos e processos de aprendizado e suas implicações para o pensamento e legado científico goetheanos, tendo por base a obra de Goethe, Viagem à Itália. Para tornar exequível este trabalho utilizou-se o método Histórico Heurístico, Crítico e Hermenêutico e a Fenomenologia goetheana, pautados na análise da obra estudada. Constatou-se ao final que Goethe foi diretamente influenciado pelo deslocamento realizado, um processo de aprendizado informal, e que todo seu legado científico, cultural e literário compartilham de uma fonte em comum, que nas palavras do próprio autor, foi mais importante que todos os seus anos de ensino formal ou seja, a viagem.
Abstract: This research analyzes the relationship between displacements and knowledge throughout history, with emphasis on the eighteenth century , in the phenomenon known as Grand Tour, specifically in the trip made by Johann Wolfgang von Goethe to Italy in 1786. It was aimed here to understand the knowledge acquired by Goethe throughout his journey through the European context of Lifelong Learning (LLL), distinguishing Educational processes and Learning processes, and its implications for the Goethean scientific thought and legacy, based on Goethe’s work, Italian Journey. In order to make this paper feasible, it was used the Historical Heuristic, Critical and Hermeneutic Method and the Goethean Phenomenology, patterned on the analysis of the studied work. In the end, it was found that Goethe was directly influenced by the carried out displacement, an informal learning process, and all his scientific, cultural and literary legacy share a common source, which in the author’s own words, was more important than al his years of formal education, that is, the journey.
Palavras-chave: Grand Tour
Goethe
Viagem
ALV
Grand Tour
Goethe
Travel
Learning
ALV
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: REIS, DIEGO GEOVAN DOS. AS VIAGENS DO GRAND TOUR SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: reflexões fenomenológicas da obra Viagem à Itália, de Johann Wolfgang von Goethe. 2018. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1160
Data de defesa: 25-Mai-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO GEOVAN DOS REIS.pdfDIEGO GEOVAN DOS REIS614,88 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.