Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1159
Tipo do documento: Dissertação
Título: RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS ABORDAM ESSE TEMA?
Autor: Bandeira, Andreia 
Primeiro orientador: Velozo, Emerson Luís
Resumo: O debate sobre as relações de gênero e sexualidade se faz necessário na educação básica, e o livro didático serve de subsídio para abordar esse tema. Porém, sua utilização pode ser isenta de uma compreensão adequada, o que pode acarretar na fragilidade da formação do/a educando/a, produzindo a alienação dessas relações em seu cotidiano. O livro didático de Ciências pode possibilitar a superação da naturalização de aspectos relacionados ao gênero e sexualidade, pautados nas hierarquias sociais cisheteronormativas e androcêntricas. A compreensão das relações de gênero e de sexualidade como construções sociais e culturais produzidas ao longo da história humana contribui para debate sobre diversidade e cultura no espaço escolar, e para a desnaturalização dessas representações. Destarte, este estudo objetiva problematizar o modo de como os temas de gênero e sexualidade se fazem presentes nos livros didáticos de Ciências no Ensino Fundamental, anos finais. O conteúdo curricular delineado desses materiais é o Sistema Genital e Reprodutor do corpo humano, sendo contemplados todos os recursos visuais. Delimitou-se em analisar os livros Didáticos de todas as escolas jurisdicionadas à Rede Estadual de Educação do Município de Guarapuava – PR. A pesquisa tem o caráter qualitativo e quantitativo e segue os critérios de organização de análise documental propostos por Laurence Bardin. A base teórica histórica e cultural sobre a sexualidade, fundamenta-se em Michel Foucault. Para o respaldo conceitual de gênero e suas relações, o embasamento fundou-se em Simone de Beauvoir, Joan Scott, Pierre Bourdieu, Judith Butler. Esses referenciais estão abarcados por vários/as autores/as que fazem a inter-relação do tema com a educação, entre eles/as destaca-se Guacira Louro. Os livros didático de Ciências são instrumentos transformadores e mediadores na promoção da educação sexual. A sua incompletude e o silêncio inquietante, apontam para o cuidado em discernir as representações naturalizadas pautadas na amalgama sexista, patriarcal e cisheteronormativa e alertar-se ao que está silenciado na maioria dos livros didáticos.
Abstract: The debate on gender relations and sexuality is necessary in Basic Education, and the textbook serves as a subsidy to address this theme. However, its use might be exempt from an adequate understanding, which can lead to the fragility of the education of the student, producing the alienation of these relations in their daily lives. The Science textbook can make it possible to overcome the naturalization of aspects related to gender and sexuality, based on the cis-heteronormative and androcentric social hierarchies. The understanding of gender and sexuality relations as social and cultural constructions produced throughout human history contributes to the debate about diversity and culture in the school space, as well as to the denaturalization of these representations. Thus, this study aims to problematize the way in which gender and sexuality themes are present in Science textbooks, in final years of Elementary School. The curricular content delineated in these materials is the Genital and Reproductive System of the Human Body, being contemplated all the visual resources. It was delimited the analysis of textbooks of all the jurisdictioned schools of the Public State School System of Guarapuava - Pr. The research has the qualitative and quantitative types and follows the criteria of organization of documentary analysis proposed by Laurence Bardin. The historical, cultural and theoretical basis on sexuality, is based on Michel Foucault. For the conceptual support of gender and their relations, the theoretical basis are based on the concepts of Simone de Beauvoir, Joan Scott, Pierre Bourdieu, Judith Butler. Such references are covered by several authors who make the theme interrelated with education, among them Guacira Louro. Science textbooks are transforming and mediating tools in the promotion of sex education. Its incompleteness and disturbing silence point to the importance in discerning the naturalized representations based on the sexist, patriarchal, and cis-heteronormative amalgam and alerting to what is muted in most textbooks.
Palavras-chave: Gênero
Sexualidade
Livro Didático
Ensino de Ciências
Gender
Sexuality
Textbook
Science Teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Bandeira, Andreia. RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS ABORDAM ESSE TEMA?. 2018. 174 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1159
Data de defesa: 28-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREIA BANDEIRA.pdfAndreia Bandeira3,03 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.