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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1155
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | PRINCIVAL, VIVIANE CRISTINA | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3843246897924519 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cardozo, Poliana Fabíula | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1834607520455691 | por |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T14:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-23 | - |
dc.identifier.citation | PRINCIVAL, VIVIANE CRISTINA. NASHI LIÚDE SPIVAIUTH MÚSICA, CULTURA E ENSINO: O CANTO UCRANIANO E SEUS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZADO EM COMUNIDADES DE DESCENDENTES DE IMIGRANTES DESTA ETNIA NO PARANÁ.. 2018. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1155 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo versa acerca do canto ucraniano e de seus processos educativos em comunidades de descendentes de imigrantes desta etnia no Paraná. Considerando a forte presença das polifonias vocais nas comunidades ucranianas espalhadas pelo estado, é possível diagnosticar que o canto lhes é legitimado enquanto patrimônio intangível de cultura desde a chegada dos primeiros imigrantes ucranianos ao Brasil. Em uma perspectiva etnomusicológica, o canto, portanto, compõe a identidade cultural da comunidade ucraniana. Todavia, faz-se relevante compreender como o canto ucraniano se mantém neste grupo social há quase dois séculos no Brasil. Deste modo, este estudo se propõe a compreender os processos educativos que mantém e legitimam o canto ucraniano como elemento agregador à identidade de cultura, situar o canto ucraniano em seu caráter simbólico na compreensão de memória para o grupo, e identificar a função social do canto ucraniano na cultura de seus descendentes em duas comunidades no Paraná: em Santa Maria do Oeste e no o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava em Curitiba; bem como conhecer tais comunidades a partir de sua produção musical vocal. Por meio de uma abordagem etnográfica, esta pesquisa desenvolve um estudo descritivo de ambas comunidades referidas. Para o campo da Educação, esta reflexão sublinha os processos de ensino e aprendizado de um ensino não-formal, que se dá na tessitura cultural cotidiana das comunidades. | por |
dc.description.abstract | The present study states about Ukrainian singing and its educational processes in immigrant offspring communities of this ethnic group in the State of Paraná, Brazil. Considering the strong presence of vocal polyphony in Ukrainian communities scattered throughout the State, it is possible to diagnose that singing is legitimized as a cultural intangible heritage since the arrival of the first Ukrainian immigrants to Brazil. From an ethnomusicological perspective, singing therefore forms the cultural identity of the Ukrainian community. However, it is relevant to understand how Ukrainian singing has remained in this social group for almost two centuries in Brazil. Thus, this study aims to understand the educational processes that maintain and legitimize Ukrainian singing as cultural identity, points out the Ukrainian singing in its symbolic character in the understanding of memory for the group, and to identify the social function of Ukrainian singing in the culture of their offspring in two communities in the State of Paraná: in Santa Maria do Oeste and in the Ukrainian Folk Group Poltava in the city of Curitiba; as well as to know these communities from their vocal musical production. Through an ethnographic approach, this research develops a descriptive study of both referred communities. For the Educational Field, this reflection emphasizes non-formal teaching and learning processes, which occurs in the daily cultural composition of the studied communities. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Elaine Souza (efsouza@unicentro.br) on 2019-08-14T14:05:30Z No. of bitstreams: 1 VIVIANE CRISTINA PRINCIVAL.pdf: 3809818 bytes, checksum: 50d514ae19181fbd970f1b8de87ed44c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-14T14:05:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VIVIANE CRISTINA PRINCIVAL.pdf: 3809818 bytes, checksum: 50d514ae19181fbd970f1b8de87ed44c (MD5) Previous issue date: 2018-03-23 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4582/VIVIANE%20CRISTINA%20PRINCIVAL.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Centro-Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação não-formal | por |
dc.subject | Arte e cultura | por |
dc.subject | Canto ucraniano | por |
dc.subject | Educação estética | por |
dc.subject | Imigração ucraniana | por |
dc.subject | Non-formal education | eng |
dc.subject | Art and culture | eng |
dc.subject | Ukrainian singing | eng |
dc.subject | Aesthetic education | eng |
dc.subject | Ukrainian immigration | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | NASHI LIÚDE SPIVAIUTH MÚSICA, CULTURA E ENSINO: O CANTO UCRANIANO E SEUS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZADO EM COMUNIDADES DE DESCENDENTES DE IMIGRANTES DESTA ETNIA NO PARANÁ. | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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VIVIANE CRISTINA PRINCIVAL.pdf | VIVIANE CRISTINA PRINCIVAL | 3,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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