Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Luana Aparecida-
dc.contributor.advisor1Cruz, Gilmar de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2305518769010186por
dc.date.accessioned2019-07-23T13:00:42Z-
dc.date.issued2019-04-05-
dc.identifier.citationMoraes, Luana Aparecida. Autogestão : o projeto socioeducacional obliterado pelos organismos internacionais como heterogestores – uma perspectiva anarquista. 2019. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1153-
dc.description.resumoNesta pesquisa nos propomos a tratar sobre a autogestão, portanto perseguimos os seguintes objetivos: a) elucidar a autogestão como projeto composto por duas frentes: a educacional e a social, em contraposição à heterogestão e b) identificar os princípios da auto e da heterogestão a partir da análise das retóricas presentes nos projetos dos organismos internacionais. Optamos por discorrer sobre a UNESCO e o Banco Mundial porque símbolos materializados da heterogestão, a fim de explicar a autogestão pelo que ela não é, já que um projeto ainda não em curso na sociedade. O estudo assenta-se na análise das principais categorias anarquistas (liberdade, igualdade, solidariedade, antiautoritarismo, antiestadismo, internacionalismo, anticapitalismo e autogestão) para explicitação do tema e composição da crítica à heterogestão orquestrada pelos chamados “senhores do mundo” que tencionam uma formação a favor do capital. A pesquisa é de tipo exploratória, qualitativa, com estudo documental e está composta por três capítulos: o primeiro trata do anarquismo como aporte teórico-prático do trabalho e sua relação com a autogestão, o segundo sobre as concepções de auto e heterogestão dentro do campo social e educacional, além da atuação dos organismos internacionais, enquanto o terceiro capítulo trata do estudo sobre seus relatórios. Depreendemos que o projeto socioeducacional defendido atualmente pelos organismos internacionais distancia a proposta autogestionária e que a saída para a hegemonia heterogestora é a sua negação, qual seja, a busca pela autogestão como projeto emancipador, forjado no seio de processos educativos contrahegemônicos.por
dc.description.abstractThe proposal of this research is to treat of the self-management, therefore we pursue the following objectives: a) to elucidate the self-management as a project composed of two fronts: the educational and the social, in contraposition to the hetero-management and b) identify the principles of self and hetero-management from the analysis rhetoric within the projects of international organizations. We’ve opted to talk about the UNESCO and the World Bank because materialized symbols of the hetero-management, in order to explain the self-management for what it is not, since it is a project not yet in course in our society. The study is based on the main categories of anarchism (freedom, equality, solidarity, antiauthoritarianism, anti-statism, internationalism, anticapitalism and self-management) for the explanation of the theme and the composition of the criticism to the heteromanagement orchestrated by the so-called “masters of the world” that induce a formation in favor of the capital. It is an exploratory and qualitative type of research, with a documental study and it’s composed of three chapters: the first one treats of the anarchism as a theoretical-practical contribution to the work and its relation with the self-management and the second one is about the concepts of self and hetero-management within the social and educational field besides the activities of the international organizations, while the third chapter talks about the study of their report. We understand that the socio-educational project defended nowadays by the international organizations distance the selfmanagement proposal and that the exit to the hetero-management hegemony is its denial, that means, the pursuit of the self-management as a emancipator project, forged in the breast of counter-hegemonic educative processes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Elaine Souza (efsouza@unicentro.br) on 2019-07-23T13:00:42Z No. of bitstreams: 1 LUANA APARECIDA MORAES.pdf: 1222752 bytes, checksum: d9fc762940ffd7e56c1cca048854b96d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-23T13:00:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUANA APARECIDA MORAES.pdf: 1222752 bytes, checksum: d9fc762940ffd7e56c1cca048854b96d (MD5) Previous issue date: 2019-04-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4580/LUANA%20APARECIDA%20MORAES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutogestãopor
dc.subjectHeterogestãopor
dc.subjectAnarquismopor
dc.subjectOrganismos Internacionaispor
dc.subjectSelf-Managementeng
dc.subjectHetero-Managementeng
dc.subjectAnarchismeng
dc.subjectInternational Organismseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAutogestão : o projeto socioeducacional obliterado pelos organismos internacionais como heterogestores – uma perspectiva anarquistapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA APARECIDA MORAES.pdfLuana Aparecida Moraes1,19 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.