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Tipo do documento: Dissertação
Título: Autogestão : o projeto socioeducacional obliterado pelos organismos internacionais como heterogestores – uma perspectiva anarquista
Autor: Moraes, Luana Aparecida
Primeiro orientador: Cruz, Gilmar de Carvalho
Resumo: Nesta pesquisa nos propomos a tratar sobre a autogestão, portanto perseguimos os seguintes objetivos: a) elucidar a autogestão como projeto composto por duas frentes: a educacional e a social, em contraposição à heterogestão e b) identificar os princípios da auto e da heterogestão a partir da análise das retóricas presentes nos projetos dos organismos internacionais. Optamos por discorrer sobre a UNESCO e o Banco Mundial porque símbolos materializados da heterogestão, a fim de explicar a autogestão pelo que ela não é, já que um projeto ainda não em curso na sociedade. O estudo assenta-se na análise das principais categorias anarquistas (liberdade, igualdade, solidariedade, antiautoritarismo, antiestadismo, internacionalismo, anticapitalismo e autogestão) para explicitação do tema e composição da crítica à heterogestão orquestrada pelos chamados “senhores do mundo” que tencionam uma formação a favor do capital. A pesquisa é de tipo exploratória, qualitativa, com estudo documental e está composta por três capítulos: o primeiro trata do anarquismo como aporte teórico-prático do trabalho e sua relação com a autogestão, o segundo sobre as concepções de auto e heterogestão dentro do campo social e educacional, além da atuação dos organismos internacionais, enquanto o terceiro capítulo trata do estudo sobre seus relatórios. Depreendemos que o projeto socioeducacional defendido atualmente pelos organismos internacionais distancia a proposta autogestionária e que a saída para a hegemonia heterogestora é a sua negação, qual seja, a busca pela autogestão como projeto emancipador, forjado no seio de processos educativos contrahegemônicos.
Abstract: The proposal of this research is to treat of the self-management, therefore we pursue the following objectives: a) to elucidate the self-management as a project composed of two fronts: the educational and the social, in contraposition to the hetero-management and b) identify the principles of self and hetero-management from the analysis rhetoric within the projects of international organizations. We’ve opted to talk about the UNESCO and the World Bank because materialized symbols of the hetero-management, in order to explain the self-management for what it is not, since it is a project not yet in course in our society. The study is based on the main categories of anarchism (freedom, equality, solidarity, antiauthoritarianism, anti-statism, internationalism, anticapitalism and self-management) for the explanation of the theme and the composition of the criticism to the heteromanagement orchestrated by the so-called “masters of the world” that induce a formation in favor of the capital. It is an exploratory and qualitative type of research, with a documental study and it’s composed of three chapters: the first one treats of the anarchism as a theoretical-practical contribution to the work and its relation with the self-management and the second one is about the concepts of self and hetero-management within the social and educational field besides the activities of the international organizations, while the third chapter talks about the study of their report. We understand that the socio-educational project defended nowadays by the international organizations distance the selfmanagement proposal and that the exit to the hetero-management hegemony is its denial, that means, the pursuit of the self-management as a emancipator project, forged in the breast of counter-hegemonic educative processes.
Palavras-chave: Autogestão
Heterogestão
Anarquismo
Organismos Internacionais
Self-Management
Hetero-Management
Anarchism
International Organisms
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Moraes, Luana Aparecida. Autogestão : o projeto socioeducacional obliterado pelos organismos internacionais como heterogestores – uma perspectiva anarquista. 2019. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1153
Data de defesa: 5-Abr-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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