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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1153
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Autogestão : o projeto socioeducacional obliterado pelos organismos internacionais como heterogestores – uma perspectiva anarquista |
Autor: | Moraes, Luana Aparecida |
Primeiro orientador: | Cruz, Gilmar de Carvalho |
Resumo: | Nesta pesquisa nos propomos a tratar sobre a autogestão, portanto perseguimos os seguintes objetivos: a) elucidar a autogestão como projeto composto por duas frentes: a educacional e a social, em contraposição à heterogestão e b) identificar os princípios da auto e da heterogestão a partir da análise das retóricas presentes nos projetos dos organismos internacionais. Optamos por discorrer sobre a UNESCO e o Banco Mundial porque símbolos materializados da heterogestão, a fim de explicar a autogestão pelo que ela não é, já que um projeto ainda não em curso na sociedade. O estudo assenta-se na análise das principais categorias anarquistas (liberdade, igualdade, solidariedade, antiautoritarismo, antiestadismo, internacionalismo, anticapitalismo e autogestão) para explicitação do tema e composição da crítica à heterogestão orquestrada pelos chamados “senhores do mundo” que tencionam uma formação a favor do capital. A pesquisa é de tipo exploratória, qualitativa, com estudo documental e está composta por três capítulos: o primeiro trata do anarquismo como aporte teórico-prático do trabalho e sua relação com a autogestão, o segundo sobre as concepções de auto e heterogestão dentro do campo social e educacional, além da atuação dos organismos internacionais, enquanto o terceiro capítulo trata do estudo sobre seus relatórios. Depreendemos que o projeto socioeducacional defendido atualmente pelos organismos internacionais distancia a proposta autogestionária e que a saída para a hegemonia heterogestora é a sua negação, qual seja, a busca pela autogestão como projeto emancipador, forjado no seio de processos educativos contrahegemônicos. |
Abstract: | The proposal of this research is to treat of the self-management, therefore we pursue the following objectives: a) to elucidate the self-management as a project composed of two fronts: the educational and the social, in contraposition to the hetero-management and b) identify the principles of self and hetero-management from the analysis rhetoric within the projects of international organizations. We’ve opted to talk about the UNESCO and the World Bank because materialized symbols of the hetero-management, in order to explain the self-management for what it is not, since it is a project not yet in course in our society. The study is based on the main categories of anarchism (freedom, equality, solidarity, antiauthoritarianism, anti-statism, internationalism, anticapitalism and self-management) for the explanation of the theme and the composition of the criticism to the heteromanagement orchestrated by the so-called “masters of the world” that induce a formation in favor of the capital. It is an exploratory and qualitative type of research, with a documental study and it’s composed of three chapters: the first one treats of the anarchism as a theoretical-practical contribution to the work and its relation with the self-management and the second one is about the concepts of self and hetero-management within the social and educational field besides the activities of the international organizations, while the third chapter talks about the study of their report. We understand that the socio-educational project defended nowadays by the international organizations distance the selfmanagement proposal and that the exit to the hetero-management hegemony is its denial, that means, the pursuit of the self-management as a emancipator project, forged in the breast of counter-hegemonic educative processes. |
Palavras-chave: | Autogestão Heterogestão Anarquismo Organismos Internacionais Self-Management Hetero-Management Anarchism International Organisms |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Citação: | Moraes, Luana Aparecida. Autogestão : o projeto socioeducacional obliterado pelos organismos internacionais como heterogestores – uma perspectiva anarquista. 2019. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1153 |
Data de defesa: | 5-Apr-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
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