Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1138
Tipo do documento: Dissertação
Título: O controle inibitório em crianças e adolescentes bilíngues do Município de Curitiba- PR
Autor: Cristiano, Luana Breda 
Primeiro orientador: Toni, Plínio Marco de
Resumo: Os estudos sobre bilinguismo despertam interesse desde a década de 1920, porém ainda é algo instigante e sem concordância dentre os autores. Inicialmente imaginava-se que o bilinguismo se relacionava com a inteligência, algo descartado após anos de estudos. Na década de 1980, iniciou-se uma nova linha de pesquisa, investigando os impactos do bilinguismo sobre o funcionamento executivo e, após alguns achados, autores sugeriram que controle inibitório parecia ser o domínio que mais se beneficiava com a experiência bilíngue. Posteriormente, diferentes estudos ao redor do mundo começaram a investigar a relação entre bilinguismo e funções executivas, desde crianças até a população idosa, passando por bilíngues precoces até os com aprendizagem tardia. Nas pesquisas, os principais testes usados são Simon Task, Stroop e Flanker task, no qual se avalia o tempo de resposta e de reação frente a estímulos incongruentes (distratores). Porém testes de avaliação de memória de trabalho e linguagem também tem grande aceitação. No presente estudo, medidas de controle inibitório foram avaliadas em 22 crianças de 6 a 12 anos, de ambos os sexos, residentes em Curitiba-PR, sendo 11 monolíngues (português) e 11 bilíngues de berço (inglês ou francês), que fazem uso de, no mínimo, 3 horas por dia cada idioma. Pela não disponibilidade no Brasil de duas das ferramentas acima citadas, o Teste dos Cinco dígitos, Hayling, Stroop e Geração aleatória de números foram usados em todos os sujeitos. Foi identificada ausência de benefícios com a experiência bilíngues. Entretanto na estatística descritiva, pode-se observar que bilíngues tiveram maior acurácia nas respostas e, apesar de não significativo estatisticamente, houve melhor desempenho na medida de interferência do teste Stroop. Não sendo os testes utilizados medidas puras de avaliação de controle inibitório, pois envolvem componentes verbais, a ausência de vantagens pode ter sofrido impacto da competição entre esses domínios, visto que pesquisas estrangeiras que mostram vantagens em bilíngues fazem uso de medidas não verbais. Ademais, o baixo número de sujeitos dificultado pelo acesso a amostra impede a generalização dos dados e, o fato de tais ferramentas não serem informatizadas e dependerem do tempo de reação do avaliador, também pode impactar no efetivo registro das respostas. Futuras pesquisas que minimizem os impactos dessas variáveis podem indicar resultados mais confiáveis e contribuir para o entendimento de como o bilinguismo se expressa na população brasileira.
Abstract: Studies on bilingualism have raised interest since the 1920s, but it is still instigating and without agreement among authors. At the beginning it way thought that bilingualism was related to intelligence, something discarded after years of study. In the 1980s, a new line of research began to investigate the impacts of bilingualism on executive functioning, and after some findings, authors suggested that inhibitory control seemed to be the domain that most benefited from bilingual experience. Subsequently, different studies around the world began to investigate the relationship between bilingualism and executive functions, from children to the elderly population, through early bilinguals to those with late learning. In research, the main tests used are Simon Task, Stroop and Flanker task, in which response time and reaction time are evaluated against incongruent (distracting) stimuli. But tests of working memory and language assessment also have great acceptance. In the present study, inhibitory control measures were evaluated in 22 children between 6 and 12 years of age, of both genders, living in Curitiba-PR, 11 monolingual (Portuguese) and 11 cradle bilinguals (English or French). of at least 3 hours per day each language. Due to the non-availability in Brazil of two of the above mentioned tools, the Five-Digit Test, Hayling, Stroop and Random Number Generation were used in all subjects. Absence of benefits with bilingual experience was identified. However in the descriptive statistics, it can be seen that bilinguals had greater accuracy in the responses and, although not statistically significant, there was better performance in the measure of interference of the Stroop test. Since the tests were not used pure measures of evaluation of inhibitory control, because they involve verbal components, the absence of advantages may have had an impact of the competition among these domains, since foreign research that shows advantages in bilinguals makes use of nonverbal measures. In addition, the low number of individuals made difficult by access to the sample prevents the generalization of the data, and the fact that such tasks are not computerized and depend on the reaction time of the evaluator, can also impact the effective recording of responses. Future research that minimizes the impacts of these variables may indicate more reliable results and contribute to the understanding of how bilingualism is expressed in the Brazilian population.
Palavras-chave: bilinguismo
neurociência
controle inibitório
funções executivas
bilingualism
neuroscience
inhibitory control
executive functions
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Saúde de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
Citação: Cristiano, Luana Breda. O controle inibitório em crianças e adolescentes bilíngues do Município de Curitiba- PR. 2018. 68 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1138
Data de defesa: 23-Out-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA BREDA CRISTIANO.pdfLuana Breda Cristiano964,58 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.