Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuadagnini, Graziella Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7909098120078031por
dc.contributor.advisor1Santinello, Jamile-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4637552062563420por
dc.contributor.advisor-co1Arriaga Parada, Alberto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0313903538582493por
dc.date.accessioned2019-06-06T18:48:59Z-
dc.date.issued2019-03-13-
dc.identifier.citationGuadagnini, Graziella Medeiros. A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: OS USOS E AS APROPRIAÇÕES DA FOTOGRAFIA COMO RECURSO EDUCACIONAL. 2019. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1112-
dc.description.resumoEste trabalho oportunizou conhecer a fotografia como importante ferramenta no processo na formação inicial de docentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Assim, percebendo o modo de utilização da tecnologia nos meios educacionais, este trabalho tem por objetivo promover um conhecimento aprofundado sobre a fotografia e a leitura de imagem, em formatos educacionais emergentes na formação inicial de professores, além de pesquisar sobre a contextualização do processo de formação docente no Brasil, pautado em autores como Aranha (2006) e Saviani (2008); a utilização da fotografia como tecnologia nesse processo formativo do educador, pautado em autores como Tiballi; Jorge (2007) e Ferreira (2012); promover uma compreensão da utilização emergente dessas ferramentas, pautado em autores como Morin (2003), Alava (2012) e Behrens (2013); elaborar e aplicar um curso de instrumentalização sobre fotografia e leitura de imagem na educação; desenvolver um projeto final com o intuito de trazer temáticas e discussões sócio-culturais organizadas pelos alunos com a utilização da fotografia e a leitura de imagem; organizar e analisar os resultados obtidos por meio de curso extensionista, os questionários inicial e final, e outros instrumentos de coleta de dados, como o grupo na plataforma do Facebook utilizados com os professores em formação inicial. Estes objetivos puderam ser tangidos através de uma metodologia de característica fenomenológica-hermenêutica, onde possibilita a análise do discurso, em sua integridade subjetiva, dos docentes em formação inicial em suas respostas aos questionários. Os resultados demonstraram que os participantes do curso modificaram sua visão sobre como deveria ser encarada a fotografia dentro dos processos educacionais, apontado principalmente pela modificação de alguns discursos sobre a função destas técnicas, uma preocupação para que fosse demonstrada a usabilidade sempre acompanhada com outras diversas áreas e desenvolver uma função que fosse múltipla e poli-inter-transdisciplinar em prol de potencializar a criticidade, a criatividade e a percepção, as diversas temáticas que foram levantadas a serem discutidas, a usabilidade progressista e complexa, e em se retirar como formador tradicional e tecnicista. Assim acredita-se que a fotografia utilizada como ferramenta progressista no processo formativo inicial docente obteve resultados satisfatórios, favorecendo análises posteriores sobre o grupo e o acompanhamento do mesmo em sua trajetória.por
dc.description.abstractEste trabajo oportunizó conocer la fotografía como importante herramienta en el proceso en la formación inicial de docentes del curso de Pedagogía de la Universidad Estadual del Centro-Oeste de Paraná. Así, percibiendo el modo de utilización de la tecnología en los medios educativos, este trabajo tiene por objetivo promover un " el conocimiento profundo sobre la fotografía y la lectura de imagen, en formatos educativos emergentes en la formación inicial de profesores, además de investigar sobre la contextualización del proceso de formación docente en Brasil, basado en autores como Aranha (2006) e Saviani (2008); la utilización de la fotografía como tecnología en ese proceso formativo del educador, basado en autores como Tiballi; Jorge (2007) e Ferreira (2012); promover una comprensión del uso emergente de estas herramientas, basado en autores como Morin (2003), Alava (2012) e Behrens (2013); elaborar y aplicar un curso de instrumentalización sobre fotografía y lectura de imagen en la educación; desarrollar un proyecto final con el propósito de traer temáticas y discusiones socioculturales organizadas por los alumnos con la utilización de la fotografía y la lectura de imagen; organizar y analizar los resultados obtenidos por medio de curso extensionista, los cuestionarios inicial y final, y otros instrumentos de recolección de datos, como el grupo en la plataforma de Facebook utilizados con los profesores en formación inicial. Estos objetivos pudieron ser alcanzado a través de una metodología de característica fenomenológica-hermenéutica, donde posibilita el análisis del discurso, en su integridad subjetiva, de los docentes en formación inicial en sus respuestas a los cuestionarios. Los resultados demostraron que los participantes del curso modificaron su visión sobre cómo debería ser encarada la fotografía dentro de los procesos educativos, apuntado principalmente por la modificación de algunos discursos sobre la función de estas técnicas, una preocupación para que se demostró la usabilidad siempre acompañada con otras diversas áreas y desarrollar una función que sea múltiple y poli-inter-transdisciplinar en pro de potenciar la criticidad, la creatividad y la percepción, las diversas temáticas que se plantearon a discutir, la usabilidad progresista y compleja, y en retirarse como formador tradicional y técnico. Así se cree que la fotografía utilizada como herramienta progresista en el proceso formativo inicial docente obtuvo resultados satisfactorios, favoreciendo análisis posteriores sobre el grupo y el acompañamiento del mismo en su trayectoria.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-06-06T18:48:59Z No. of bitstreams: 1 GRAZIELLA MEDEIROS GUADAGNINI.pdf: 2718371 bytes, checksum: 3f82e222558c7dc268d6266e237de6a6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-06T18:48:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GRAZIELLA MEDEIROS GUADAGNINI.pdf: 2718371 bytes, checksum: 3f82e222558c7dc268d6266e237de6a6 (MD5) Previous issue date: 2019-03-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3732/GRAZIELLA%20MEDEIROS%20GUADAGNINI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormación Docentespa
dc.subjectFotografíaspa
dc.subjectEducaciónspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: OS USOS E AS APROPRIAÇÕES DA FOTOGRAFIA COMO RECURSO EDUCACIONALpor
dc.title.alternativeLa formación inicial docente: los usos y apropiaciones de la fotografía como recurso educativospa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRAZIELLA MEDEIROS GUADAGNINI.pdfGRAZIELLA MEDEIROS GUADAGNINI2,65 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.