Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAntoneli, Sirlei Aparecida de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4376769535979592por
dc.contributor.advisor1Kataoka, Adriana Massaê-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6163079816594256por
dc.contributor.advisor-co1Saheb, Daniele-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1847444525051213por
dc.date.accessioned2019-05-08T14:09:48Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationAntoneli, Sirlei Aparecida de Lima. INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: DESENVOLVIMENTO DO JOGO DIDÁTICO HEXÁGONO SOCIOAMBIENTAL. 2019. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1050-
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) é uma perspectiva de ensino que possibilita a compreensão do ambiente, necessária para o enfrentamento da crise socioambiental atual, a qual foi acelerada nas últimas décadas, seja pela forte exploração dos recursos naturais, bem como do trabalho humano e da discrepância social. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi contribuir com a inserção da EA no contexto escolar por meio de um curso online, uma palestra e um jogo didático. Tal contribuição ocorreu com a elaboração do jogo didático sob a perspectiva da teoria crítica e o mesmo foi validado pelos professores de uma escola pública que participaram de reuniões e palestras sobre a temática. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa com viés exploratório, referente à análise de dados e interpretação dos resultados. Os sujeitos da pesquisa foram 14 professores de distintas disciplinas do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Francisco Ramos, do Município de Guamiranga – PR. A pesquisa ocorreu em quatro etapas: A reunião com a equipe pedagógica do colégio, na qual ficaram definidos os participantes da pesquisa o local e data, bem como esclarecidos os métodos, riscos e benefícios da pesquisa; Reunião com os professores e realização do grupo focal; Intervenções (realização do curso online, através da plataforma Moodle da Unicentro e palestra ofertada pela pesquisadora) e aplicação do produto educacional (jogo). Esse estudo permitiu verificar a necessidade de trabalhar a EA de forma crítica e interdisciplinar dentro do contexto escolar no processo de ensino aprendizagem, proporcionando aos alunos o pensamento crítico e consciente acerca das questões ambientais. Por meio do jogo didático, através da avaliação e validação dos professores, sujeitos dessa pesquisa foi possível perceber a relevância desse recurso pedagógico para o desenvolvimento da educação ambiental. Para que a EA se torne uma realidade no ambiente escolar é necessário incentivar e dar suporte a formação continuada dos professores, uma vez que a grande maioria não teve EA em sua formação inicial, para que possam ter informações, recursos e tempo disponível para discussão e troca de conhecimentos com outros professores, sendo o jogo uma excelente estratégia metodológica para esta prática.por
dc.description.abstractThe Environmental Education (EE) is a teaching perspective that enables the comprehension of the environment, necessary to face the current socioenvironmental crisis, which has been accelerated in the last few decades, either by the strong exploration of the natural resources as by the human and the social discrepancy. Thus, the main goal of this research was to contribute to the insertion of the EE in the academic context by means of an online course, a lecture and a didactic game. Such contribution occurred with the elaboration of the game under a perspective of a critical theory and the same was validated by the teachers of a public school, which took part in meetings and lectures with this topic. The research adopted the qualitative approach with exploratory bias, regarding data analysis and interpretation of results. The individuals of the research were 14 teachers of different subjects of the first year of high school from “Colégio Estadual Francisco Ramos” in Guamiranga County – PR. The research occurred in four steps: The meeting with the pedagogical team of the school, in which were defined the participants of the research, the place and date, as well as the informed methods, risks and Interventions ( accomplishment of the online course, through the Moodle online platform at Unicentro and the lecture offered by the researcher) and use of the educational product (game). This study enabled verifying the need of working the EE critically and interdisciplinary within an academic context in the learning process, providing students a critical and conscious thinking about environmental questions. By means of the didactic game, through the evaluation and validation of the teachers, individuals of this research, it was possible to realize the relevance of this pedagogical resource for the developing of environmental education. For the EE to become reality in a school environment it is necessary to encourage and give support to the continuing teacher training, once the great majority didn‟t have EE in their original graduation, so they can have information, resource and available time for talking and knowledge exchange with other teachers, being the game an excellent methodological strategy for this practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-05-08T14:09:48Z No. of bitstreams: 2 INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR DESENVOLVIMENTO DO JOGO DIDÁTICO HEXÁGONO SOCIOAMBIENTAL.pdf: 3088622 bytes, checksum: 48efec269d1989ae564fdcd1e0386b2a (MD5) HEXÁGONO SOCIOAMBIENTAL UM JOGO DIDÁTICO DE EA NO CONTEXTO ESCOLAR.pdf: 5678427 bytes, checksum: 54cfb624d897544a91c0c6b2b85cc9a3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-08T14:09:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR DESENVOLVIMENTO DO JOGO DIDÁTICO HEXÁGONO SOCIOAMBIENTAL.pdf: 3088622 bytes, checksum: 48efec269d1989ae564fdcd1e0386b2a (MD5) HEXÁGONO SOCIOAMBIENTAL UM JOGO DIDÁTICO DE EA NO CONTEXTO ESCOLAR.pdf: 5678427 bytes, checksum: 54cfb624d897544a91c0c6b2b85cc9a3 (MD5) Previous issue date: 2019-02-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3678/INTERVEN%c3%87%c3%83O%20SOCIOAMBIENTAL%20NO%20CONTEXTO%20ESCOLAR%20DESENVOLVIMENTO%20DO%20JOGO%20DID%c3%81TICO%20HEX%c3%81GONO%20SOCIOAMBIENTAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3680/HEX%c3%81GONO%20SOCIOAMBIENTAL%20UM%20JOGO%20DID%c3%81TICO%20DE%20EA%20NO%20CONTEXTO%20ESCOLAR.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectUtilização de Jogospor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectPerspectiva Críticapor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectUse of Gameseng
dc.subjectCoursewareeng
dc.subjectCritical Perspectiveeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleINTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: DESENVOLVIMENTO DO JOGO DIDÁTICO HEXÁGONO SOCIOAMBIENTALpor
dc.title.alternativeSocio-environmental intervention in an academic context: Development of the socioenvironmental hexagon didactic game.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR DESENVOLVIMENTO DO JOGO DIDÁTICO HEXÁGONO SOCIOAMBIENTAL.pdfSIRLEI APARECIDA DE LIMA ANTONELI3,02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
HEXÁGONO SOCIOAMBIENTAL UM JOGO DIDÁTICO DE EA NO CONTEXTO ESCOLAR.pdfSIRLEI APARECIDA DE LIMA ANTONELI5,55 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.