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Tipo do documento: Dissertação
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA: potencializando a sala de aula invertida
Título(s) alternativo(s): Mathematical Modeling: improving the Reversed Classroom
Autor: Dziadzio, Silton José 
Primeiro orientador: Ferreira, Carlos Roberto
Resumo: Os resultados no processo de ensino e aprendizagem de Matemática estão aquém do esperado e indicam a necessidade de repensar as práticas no ambiente escolar. Nesta perspectiva aponta-se a Sala de Aula Invertida como um método de ensino capaz de tornar mais atrativas e dinâmicas as aulas de Matemática. Por outro lado, acredita-se que o desenvolvimento de atividades com tal metodologia pode ser potencializado quando parte da abordagem de temas de interesse dos estudantes, tendo como base a Modelagem Matemática. Assim, a pesquisa contou com os aspectos relacionados ao desenvolvimento de atividades que envolvem a Sala de Aula Invertida e, posteriormente, a Sala de Aula Invertida e Modelagem Matemática, no âmbito da Educação Básica, sendo realizado em duas turmas de 3a série do Ensino Médio. A questão norteadora da investigação foi: o que se evidencia quando a Modelagem Matemática é utilizada como ponto de partida para aplicação da estratégia metodológica da Sala de Aula Invertida no ensino da Matemática? O objetivo geral constituiu-se em compreender em que aspectos a Modelagem Matemática pode potencializar a Sala de Aula Invertida no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Tendo em vista a questão norteadora e o objetivo traçado, o estudo seguiu a natureza de uma pesquisa qualitativa e dentro da mesma, optou-se pela metodologia da investigação-ação, pois é a que mais se aproxima do contexto investigativo. O modelo de Sala de Aula Invertida na abordagem de conteúdos matemáticos ocorreu por meio de videoaulas. A concepção de Modelagem Matemática esteve amparada em Burak (1994, 1998, 2004, 2010). Por fim, os dados coletados foram analisados seguindo os passos indicados Bogdan e Biklen (1994), com a descrição de atividades, fotografias, depoimentos e produção dos estudantes, que expressam uma análise indutiva na relação entre professor e estudantes. Tais dados indicam que a Modelagem Matemática potencializou a Sala de Aula Invertida, com destaque para a motivação dos estudantes na escolha do tema de estudo e elaboração das situações problemas. Os conteúdos matemáticos foram definidos pelas situações problemas e não seguiu uma abordagem linear, onde se deu o uso de diferentes conteúdos para resolver um mesmo problema. O material virtual, produzido e organizado pelo professor buscou atender a necessidade de resolver as situações propostas pelos estudantes. Tal trabalho desenvolveu a autonomia dos discentes, onde os mesmos assumiram o centro, com o papel de protagonista de seu aprendizado. Tudo isso num ritmo individual, mas em um trabalho coletivo.
Abstract: The results in process of teaching and learning of mathematic are less than expected and indicates the necessity of rethink the practices on school environment. In this perspective it is pointed the Reversed Classroom with a method of teaching able to become more attractive and dynamics the Math classes. Whereas, believed that the development of activities with this methodology can be improving when part of approach of subjects of interest from students arebased on the Mathematical Modeling. So, this search rely on with the aspects related to development of activities the involve the Reversed Classroom and, afterwards, the Reversed Classroom and Mathematical Modeling, within Basic Education, has been realized in two classes of 3rd grader of High School. The leading question of this investigation was: What it has become clear when the Mathematical Modeling is used as starting point to application of methodological strategy of Reversed Classroom on Math teaching? The general purpose was understand in what aspects the Mathematical Modeling can improving the Reversed Classroom in teaching and learning process of Math. In terms of the leading question and the general purpose, this work follows the qualitative research and within itself, it opted for research action methodology, because it is that more closed to this investigative context. The Reversed Classroom model on approach of math subjects occur by video lessons. The conception of Mathematical Modeling was based on Burak(1994, 1998, 2004, 2010). Finally, the dates collected were analyze according to BogdanandBiklen (1994), with the description of activities, photographs, testimonials and production of students, that show an inductive analyze teacher and students. This dates indicate that Mathematical Modeling improving the Reversed Classroom, with highlight to motivation of students during the choice of subject of study and preparation of situations problems. The math subjects were define by situations problems and it do not follow one linear approach, where it has the uses of different subjects to solve the even problem. The virtual material, produced and organized by teacher sought to attend the necessity of solve the situations propose by students. This work development autonomy of students, where they assume the center, with position of protagonist of their learning. All this in one individual pace, however in one collective work.
Palavras-chave: Sala de Aula Invertida
Educação Matemática
Modelagem Matemática
Reversed Classroom
Mathematical Education
Mathematical Modeling
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Dziadzio, Silton José. MODELAGEM MATEMÁTICA: potencializando a sala de aula invertida. 2019. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1049
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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