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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Regiane Matozo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2984864218762184por
dc.contributor.advisor1Kataoka, Adriana Massaê-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6163079816594256por
dc.contributor.advisor-co1Affonso, Ana Lucia Suriani-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2830201419839855por
dc.date.accessioned2019-05-08T13:45:57Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.identifier.citationFernandes, Regiane Matozo. INVESTIGAÇÃO DAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ABORDADAS PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E POR SEUS PROFESSORES. 2017. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1048-
dc.description.resumoAs preocupações com a relação sociedade e a natureza orientam a Educação Ambiental (EA). No Brasil, a EA é amparada por lei em todos os níveis e modalidades da Educação, como a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), Lei 9.795 do ano de 1999. Em 2012 foi promulgada as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), que orientam as perspectivas educacionais dessa temática no ambiente escolar, tanto em meios impressos, como é o caso do Livro Didático (LD), quanto pelo professor. Pesquisas em EA apontam problemas enfrentados pelos professores para a implementação da EA no ambiente escolar. Dentre esses, destaca-se, a dificuldade dos professores em reconhecer as principais abordagens da EA. Nesse sentido são objetivos dessa pesquisa investigar como a temática ambiental tem sido abordada nos livros didáticos e pelo professor, baseando-se nas tendências da EA Crítica, orientada pelas DCNEA; bem como produzir um material pedagógico que possibilite a identificação das concepções de EA presentes em materiais e práticas escolares como forma de facilitar a prática reflexiva, crítica e transversal de ensino, de acordo com as propostas presentes nas DCNEA. Assim, essa pesquisa apresenta as principais políticas públicas que orientam a EA no ambiente escolar, bem como um referencial das principais tendências de abordagem dessa temática, como é o caso das tendências: conservadora, pragmática e crítica. Os LD e as entrevistas dos professores, são os instrumentos dessa pesquisa, e foram processados a fim da obtenção de interpretações, de acordo com a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2004). As informações apresentadas são descritivas e de caráter qualitativo. Dessa forma, pode-se perceber que nos LD´s bem como no desenvolvimento da temática pelo professor, há coexistência de tendências em um mesmo conteúdo abordando a temática ambiental. Sobre a relação do homem com a natureza, prevalece a visão conservadora. A análise é feita ao nível individual, enquanto ser biológico, psicológico e moral, desconsiderando-se o construto social. As causas dos problemas ambientais, bem como as responsabilidades sobre a crise, não são discutidas de forma crítica. Pois discussões envolvendo as relações sociais, estrutura social e luta coletiva, não são abordadas, na maioria das vezes. Os professores demonstraram ser pragmáticos em suas atividades.por
dc.description.abstractThe concern with natural resources, physical phenomena and human relationships guide Environmental Education (EA). In Brazil, EA is supported by law in all levels and modalities of education, such as the National Environmental Education Policy (PNEA), Law 9,795 of the year 1999. In 2012, the National Curricular Guidelines for Environmental Education (DCNEA), Which guide the educational perspectives of this theme in the school environment, both in print media, such as the Didactic Book (LD), and by the teacher. Research in EE points to problems faced by teachers for the implementation of EA from the textbook. Among these, it is highlighted the difficulty of teachers in recognizing the main approaches of EE. In this sense, the objectives of this research are to investigate how the environmental theme has been approached in textbooks and by the teacher, based on the trends of Critical EE, guided by the DCNEA; As well as to produce a pedagogical material that allows the identification of EA concepts present in school materials and practices as a way of facilitating reflective, critical and transversal teaching practice, according to the proposals presented in the DCNEA. Thus, this research presents the main public policies that guide EA in the school environment, as well as a reference of the main tendencies to approach this theme, as is the case of trends: conservative, pragmatic and critical. The methodological paths of this investigation began with the choice of the didactic book of Sciences and Biology, and elaboration of script for the interview with teachers. These research instruments were processed in order to obtain interpretations, according to the content analysis, proposed by Bardin (2004). The data presented are descriptive and qualitative. In this way it can be seen that in both LD and in the development of the subject by the teacher, there is coexistence of tendencies in the same content addressing the environmental theme. Regarding man's relation to nature, the conservative view prevails. The analysis is done at the individual level, while being biological, psychological and moral, the social construct is ignored. The causes of environmental problems, as well as the responsibilities of the crisis, are not critically discussed. For discussions involving social relations, social structure and collective struggle are not addressed, most of the time. Teachers have shown to be pragmatic in their attitudes towards the environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-05-08T13:45:57Z No. of bitstreams: 2 Dissert-regiane-MF.pdf: 1131814 bytes, checksum: 72a1cb38c76db721b782f461a7bde10e (MD5) Produto-regiane-MF.pdf: 4133136 bytes, checksum: 2f3700692bfd2d6a9861ef0ad01f5db7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-08T13:45:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissert-regiane-MF.pdf: 1131814 bytes, checksum: 72a1cb38c76db721b782f461a7bde10e (MD5) Produto-regiane-MF.pdf: 4133136 bytes, checksum: 2f3700692bfd2d6a9861ef0ad01f5db7 (MD5) Previous issue date: 2017-08-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4408/Dissert-regiane-MF.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4410/Produto-regiane-MF.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação ambientalpor
dc.subjecttendências educacionaispor
dc.subjectlivros didáticospor
dc.subjectenvironmental educationeng
dc.subjecttextbookseng
dc.subjecteducational trendseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleINVESTIGAÇÃO DAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ABORDADAS PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E POR SEUS PROFESSORESpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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