???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1047
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeite, Katia da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193253032193240por
dc.contributor.advisor1Burak, Dionísio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096837034284131por
dc.date.accessioned2019-05-08T13:36:34Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationLeite, Katia da Costa. MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: TECENDO NOVOS CAMINHOS. 2018. 220 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1047-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta aspectos da Modelagem Matemática numa perspectiva Educação Matemática, e investiga a sua possibilidade/potencialidade(s) enquanto alternativa para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática no âmbito das escolas do campo. O foco desta investigação centrou-se na seguinte questão: que dimensões se revelam a partir da Modelagem Matemática numa perspectiva da Educação Matemática no processo de ensino e aprendizagem em escolas do campo para educandos do Ensino Fundamental? O objetivo geral consistiu em conhecer e examinar as múltiplas dimensões que se fazem percebidas nas práticas com Modelagem Matemática em escolas do campo, partindo da análise das ações e interações percebidas durante as atividades de Modelagem. Para atender o objetivo acima mencionado a investigação foi concebida na perspectiva qualitativa/interpretativa, com delineamento em Bogdan e Biklen (1994). Inicialmente, buscamos evidenciar teoricamente a proximidade entre os pressupostos da Educação do Campo e os pressupostos da Educação Matemática, de modo a instigar a abordagem da matemática sob a ótica da Modelagem Matemática nas escolas do campo. No decorrer da prática, foram surgindo elementos que caracterizaram as múltidimensões que o conhecimento escolar pode empreender no contexto escolar. Estas múltiplas dimensões permitem conhecer os estudantes, sua cultura, sua história e sua visão de mundo, favorecendo uma interação, bem como a compreensão de suas capacidades, das suas posturas e de seus comportamentos individuais e coletivos. Os resultados desta pesquisa apontam que a Modelagem Matemática, na perspectiva assumida, oportuniza aos educandos serem autores do próprio conhecimento e também permite que investiguem problemas/situações reais por eles vivenciados, de modo a incentivá-los a buscar alternativas e propor soluções. A Modelagem Matemática revelou-se como um elemento potencializador do processo de ensino e aprendizagem na escola do campo investigada, favorecendo a valorização dos educandos, de sua realidade, de sua história e de suas lutas, bem como a aprendizagem de conteúdos matemáticos em um contexto interdisciplinar por meio de ações que dão ênfase ao pensamento crítico e reflexivo.por
dc.description.abstractThe present work presents aspects of Mathematical Modeling in a Mathematical Education perspective, and investigates its possibility / potentiality (s) as an alternative to the teaching and learning process of mathematics within the rural schools. The focus of this research centered on the following question: what dimensions are revealed from mathematical modeling in a mathematics education perspective in the teaching and learning process in rural schools for elementary school students? The general objective was to know and to examine the multiple dimensions that are perceived in the practices with mathematical modeling in rural schools, starting from the analysis of the actions and interactions perceived during the activities of modeling. To meet the above mentioned objective the research was conceived in the qualitative / interpretive perspective, with a design in Bogdan and Biklen (1994). Initially, it was tried to prove theoretically the proximity between the assumptions of Rural Education and the assumptions of mathematics education, in order to instigate the approach of mathematics from the point of view of mathematical modeling in the rural schools. During the practice, elements have emerged that characterize the multiple dimensions that school knowledge can undertake in the school context. These multiple dimensions allow to know the students, their culture, history and world vision, support an interaction, as well as an understanding of their capabilities, their positions and their individual and collective behaviors. The results of this research point out that mathematical modeling, in the assumed perspective, allows the students to be authors of their own knowledge and also allows them to investigate real problems/situations experienced by them, in order to encourage them to seek alternatives and propose solutions. Mathematical modeling has proved to be a potentiating element of the teaching and learning process in rural school investigated, favoring the valorization of the learners, their reality, their history and their struggles, as well as the learning of mathematical contents in an interdisciplinary context through actions that emphasize critical and reflective thinking.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-05-08T13:36:34Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_Modelagem Matemática na Edoc_ Katia_Final.pdf: 5633172 bytes, checksum: aad08292f5d85c28a0a8a8e3e0b3e4a8 (MD5) Produto_Educacional_Katia_Modelagem_EdoC_Final (1).pdf: 731112 bytes, checksum: 3d6cb0d1b215b4ff6c5b280f7404c3a0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-08T13:36:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_Modelagem Matemática na Edoc_ Katia_Final.pdf: 5633172 bytes, checksum: aad08292f5d85c28a0a8a8e3e0b3e4a8 (MD5) Produto_Educacional_Katia_Modelagem_EdoC_Final (1).pdf: 731112 bytes, checksum: 3d6cb0d1b215b4ff6c5b280f7404c3a0 (MD5) Previous issue date: 2018-12-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4412/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Modelagem%20Matem%c3%a1tica%20na%20Edoc_%20Katia_Final.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4414/Produto_Educacional_Katia_Modelagem_EdoC_Final%20%281%29.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectMultidimensões do conhecimentopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectMathematical Modelingeng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectMultidimensions of knowledgeeng
dc.subjectRural Educationeng
dc.subjectMathematical Educationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleMODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: TECENDO NOVOS CAMINHOSpor
dc.title.alternativeMathematical Modeling in Rural Education: weaving new paths.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Modelagem Matemática na Edoc_ Katia_Final.pdfKÁTIA DA COSTA LEITE5,5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Produto_Educacional_Katia_Modelagem_EdoC_Final (1).pdfKÁTIA DA COSTA LEITE713,98 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.