Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1046
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | OFICINAS MATEMÁTICAS PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS |
Autor: | Silva, Francini Damiani e |
Primeiro orientador: | Castanho, Maria José de Paula |
Resumo: | Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) devem ser consideradas no processo de ensino e aprendizagem. As diretrizes para o enriquecimento curricular na educação básica foram estabelecidas pela Resolução nº 4/2009, do Conselho Nacional de Educação. Em seu artigo 7º consta que os alunos com altas habilidades/superdotação terão suas atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito das escolas públicas em interface com as instituições de ensino superior. Assim, surgiu a questão norteadora desta investigação: De que maneira os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) podem contribuir com o ensino e a aprendizagem dos estudantes com AH/SD em Matemática na Sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação (SRM-AH/SD)? Para responder a esta questão, optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando estudo de caso. Um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática elaborou quatro oficinas e aplicou aos estudantes da SRMAH/ SD localizada no Município de Guarapuava-PR. A coleta de dados foi feita por meio de questionários, observação e grupo focal. A análise da investigação foi baseada na teoria dos Três Anéis e no Modelo de Enriquecimento Curricular de Renzulli, bem como na teoria cognitivista da aprendizagem significativa de Ausubel. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os acadêmicos proporcionaram aos alunos com AH/SD em Matemática um ambiente de enriquecimento curricular, possibilitando o desenvolvimento da criatividade, estimulando o comprometimento com a tarefa, por meio de atividades desafiadoras e interessantes. Também, foi destacada a aprendizagem significativa, pois os alunos utilizaram os conhecimentos pré-existentes em sua estrutura cognitiva para dar significado à nova aprendizagem realizada. |
Abstract: | High Skills / Giftedness (AH/SD) should be considered in the teaching and learning process. The guidelines for curricular enrichment in basic education were established by Resolution 4/2009 of the National Education Council. In its article 7 it is stated that the students with high abilities / giftedness will have their activities of curricular enrichment developed in the scope of the public schools in interface with the institutions of superior education. Thus, the guiding question of this investigation has arisen: In what way the academics of the Mathematics Degree course of the State University of the Center-West (Unicentro) can contribute with the teaching and learning of the students with AH / SD in Mathematics in the Room of Resources High Performance Multifunctional / Gifted (SRM-AH / SD)? To answer this question, we opted for a qualitative research, using a case study. A group of academics from the Mathematics Degree course developed four workshops and applied to SRM-AH / SD students located in the Municipality of Guarapuava-PR. Data collection was done through questionnaires, observation and focus group. The analysis of the research was based on the Three Ring theory and the Curriculum Enrichment Model of Renzulli, as well as on the cognitivist theory of meaningful learning of Ausubel. The results of the research showed that the academics provided students with AH / SD in Mathematics an environment of curricular enrichment, enabling the development of creativity, stimulating commitment to the task, through challenging and interesting activities. Also, significant learning was highlighted because the students used the pre-existing knowledge in their cognitive structure to give meaning to the new learning performed. |
Palavras-chave: | Educação Especial Matemática Ensino e aprendizagem Special education Mathematics Teaching and learning |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Silva, Francini Damiani e. OFICINAS MATEMÁTICAS PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. 2017. 41 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1046 |
Data de defesa: | 27-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OFICINAS MATEMÁTICAS PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES- SUPERDOTAÇÃO- RELATO DE EXPERIÊNCIASS.pdf | FRANCINI DAMIANI E SILVA | 20,75 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto Educacional Aplicado.pdf | FRANCINI DAMIANI E SILVA | 15,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.