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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1045
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO COM APOIO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) |
Título(s) alternativo(s): | Proposal of Teaching Physics for Rural Education with Support of Potentially Significant Teaching Units (PSTU). |
Autor: | Luz, Franciele Cristiane de Oliveira Costa Alves da |
Primeiro orientador: | Santos, Sandro Aparecido dos |
Resumo: | A Educação do Campo vem sendo discutida amplamente nos últimos anos, tendo em vista a intenção e o direcionamento para a melhora na qualidade e no acesso ao conhecimento pelos educandos das áreas rurais. A Física, enquanto disciplina que estuda os fenômenos da natureza, está presente em muitas das atividades desenvolvidas no campo. Deste modo, o presente trabalho buscou desenvolver uma proposta para o ensino de Física com o apoio de UEPS (Unidades de Ensino Potencialmente Significativas) tendo como objetivo proporcionar uma aprendizagem significativa dentro do Estudo dos Movimentos, com os temas de Cinemática e Dinâmica na Educação do Campo. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio, matriculados em uma escola do campo no município de Cascavel-PR, onde, se pudesse desenvolver atividades potencialmente significativas com a utilização dos conceitos físicos referentes aos temas, em conjunto com a vivência do aluno do campo. A pesquisa se deu de forma qualitativa e a obtenção dos resultados como sendo pesquisa-ação. Os principais resultados demonstraram uma melhora no ensino e aprendizagem dos temas abordados quando relacionados com atividades vivenciadas pelos educandos no ambiente rural. Sendo assim, a proposta de utilização de UEPS para o ensino de Física na Educação do Campo trouxe resultados positivos, como o maior envolvimento dos educandos na realização das atividades, a melhora na compreensão dos conceitos de Cinemática e Dinâmica, além da melhora no desempenho escolar dos alunos, sendo observado esses fatores no decorrer das atividades e no fechamento do ano letivo, podendo então, ser de grande proveito para o desenvolvimento e avanço no ensino da disciplina dentro do âmbito rural, visto a importância de o conhecimento científico estar ao alcance de todos. |
Abstract: | Rural Education has been widely discussed in recent years, in view of the intention and the direction for improvement in the quality and access to knowledge by learners in rural areas. Physics, as a discipline that studies the phenomena of nature, is present in many of the activities developed in the rural areas. Thus, the present work sought to develop a proposal for the teaching of Physics with the support of PSTU (Potentially Significant Teaching Units) aiming to provide a meaningful learning within the Study of Movements, with the themes of Kinematics and Dynamics in Rural Education. The research was carried out with 1st year high school students, enrolled in a rural school in the municipality of Cascavel-PR, where they could develop potentially significant activities with the use of the physical concepts related to the themes, together with the experience of the student of the field. The research was carried out qualitatively and the results were obtained as action research. The main results showed an improvement in the teaching and learning of the topics addressed when related to activities experienced by the learners in the rural environment. Thus, the proposed use of PSTU for the teaching of Physics in Rural Education has brought positive results, such as a greater involvement of the students in the activities, an improvement in the understanding of the concepts of Kinematics and Dynamics, as well as the improvement in school performance of the students, observing these factors in the course of the activities and at the end of the school year, being therefore of great benefit for the development and advancement in the teaching of the discipline within the rural scope, since the importance of the scientific knowledge is within reach of all. |
Palavras-chave: | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa Ensino de Física Educação do Campo Aprendizagem Significativa Potentially Significant Teaching Unit Teaching Physics Rural Education Meaningful Learning |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Luz, Franciele Cristiane de Oliveira Costa Alves da. PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO COM APOIO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS). 2019. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1045 |
Data de defesa: | 1-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
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PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO COM APOIO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS).pdf | FRANCIELE CRISTIANE DE OLIVEIRA COSTA ALVES DA LUZ | 16,98 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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