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Tipo do documento: Dissertação
Título: SIGNOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: MATEMATIZAÇÃO E RESOLUÇÃO EM FOCO
Título(s) alternativo(s): Semiotic signs in mathematic modeling: Mathematics and Resolution in focus.
Autor: Gregório, Dallan Marcelo 
Primeiro orientador: Veronez, Michele Regiane Dias
Resumo: Aspectos teóricos e metodológicos associados à Modelagem Matemática na Educação Matemática têm promovido intensas reflexões, debates e produções no meio acadêmico, sobretudo, vinculados a Programas de Pós-Graduação, Grupos de Pesquisa e eventos científicos. No entanto, associações entre Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e Semiótica são mais restritas e limitadas se considerarmos sua implementação na Educação Básica. Neste sentido, a presente dissertação objetivou investigar o que revelam os signos associados às fases Matematização e Resolução propostas por Almeida, Silva e Vertuan (2012), em uma atividade de modelagem matemática, a partir de um estudo realizado com alunos do Ensino Médio de uma escola particular do município de União da Vitória/PR, no decorrer das aulas bimestrais de matemática em que o professor pesquisador era também o professor da referida turma. A Modelagem Matemática foi utilizada enquanto alternativa pedagógica de ensino, por meio da qual os alunos puderam investigar questões de seu interesse e mobilizar conteúdos matemáticos e extramatemáticos. Para a implementação das atividades seguimos as orientações de Almeida e Dias (2004) no que se refere à familiarização dos alunos com atividades de modelagem, atendo-nos ao momento dois. Entendemos que as fases Matematização e Resolução foram profícuas à manifestação de conhecimentos para além dos matemáticos e que tal manifestação foi efetivada por meio de distintos signos. Para analisá-los, optamos pela teoria Semiótica de Peirce. Enquadramos a pesquisa no paradigma qualitativo, sendo o tratamento e a análise dos dados coletados apoiados nas premissas da Análise de Conteúdo, de Lawrence Bardin (1977). Agrupamos as considerações em três dimensões: ensino, aprendizagem e cultura estudantil e concluímos, por fim, que os signos identificados revelam estratégias de ação e organização de informações, transições de linguagens, saberes assentados ou não compreendidos e dificuldades em relação à simbologia matemática. Ou seja, os signos revelam importantes elementos que influenciam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Abstract: Theoretical and Methodological aspects associated to Math Modeling in Mathematical Education have promoted intense reflection, debates and productions in the academic environment, specially linked to Post Graduation Programs, Research Groups and scientific events. However, associations between Math Modeling in the Mathmatics perspective and Semiotics are more restricted and limited if we consider its implementation in Basic Education. This way, the present paper tried to investigate what signs reveal when associated to the phases of Mathematization and Resolution proposed by Almeida, Silva e Vertuan (2012), in an activity of math modeling, from a study led with High School students in a private school in União da Vitória/PR, along the bimester mathematic lessons in which the researcher was also the professor of the reffered class. Math Modeling was used as a pedagogical alternative of teaching, through which students could investigate subjects of their interest and access mathematical and extra mathematical contents. For the implementation of activities, Almeida e Dias’ (2004) orientation was followed, regarding students’ familiarization to modeling activities, two being focused by now. We understand that the Mathematization and Resolution phases were successful regarding knowledge beyond mathematicians and this manifestation was effected through distinct signs. In order to analyze them, we chose the Semiotic Theory of Pierce. We framed the research in the qualitative paradigm, being the treatment and the analysis of the collected data anchored under the premises of the Content Analysis, by Lawrence Bardin (1977). We grouped the considerations in three dimensions: teaching, learning and scholar culture and have concluded, finally, that the identified signs reveal strategies of action and organization of data, language transitions, fossilized or not understood knowledge as well as difficulties regarding math symbology. Therefore, signs reveal important elements that influence the process of teaching and learning.
Palavras-chave: modelagem matemática
Ensino Médio
signos
semiótica
mathematic modeling
high School
signs
Semiotic
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Gregório, Dallan Marcelo. SIGNOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: MATEMATIZAÇÃO E RESOLUÇÃO EM FOCO. 2019. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1044
Data de defesa: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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