Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1042
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ENSINO DE FÍSICA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES COMBINANDO AS METODOLOGIAS ENSINO SOB MEDIDA E INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of Elementary Particle Physics Combining Just−In−Time Teaching and Peer Instruction Methodologies. |
Autor: | Vicentini, Alexandre |
Primeiro orientador: | Miyahara, Ricardo Yoshimitsu |
Primeiro coorientador: | Bastos, Rodrigo Oliveira |
Resumo: | Neste trabalho foram analisadas as potencialidades de um processo de Ensino combinando as metodologias Ensino sob Medida (EsM) e Instrução pelos Colegas (IpC), mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), no ensino de Física de Partículas Elementares. As atividades desenvolvidas na sequência didática permitiram colher depoimentos e realizar diagnósticos. A interação entre os alunos, possibilitada pela metodologia IpC, promoveu debates que tornaram a aula mais rica e dinâmica, melhorando o desempenho e a relação entre os estudantes. O uso de recursos eletrônicos despertou o interesse e a curiosidade dos estudantes, apesar da pouca ou nenhuma habilidade de muitos deles frente a esses recursos. Ferramentas como o Google Drive, o Google Forms, o Plickers e o WhatsApp, permitiram a otimização das atividades, dentro e fora da sala de aula, além de manter um diálogo constante entre o professor-pesquisador e os alunos. Porém, alguns obstáculos surgiram, como a falta de estrutura e de condições de trabalho, que gera grandes empecilhos para se aplicar novos métodos de ensino nas escolas (DAMASCENO et al., 2012; SILVA, 2016). Os depoimentos revelaram que o EsM contribuiu para um aspecto importante no ensino, o estudo extraclasse. Foram aplicados um pré-teste, um pós-teste e um opinário para avaliação da pesquisa realizada. Os resultados do pré-teste e do pós-teste revelaram um ganho de aprendizagem dos estudantes compatível com aqueles adotados pela literatura, para turmas submetidas aos métodos ativos de ensino-aprendizagem. O opinário evidenciou que o tempo foi uma das maiores dificuldades enfrentado pelos alunos. Apesar das dificuldades, os alunos receberam com agrado a proposta desse trabalho e demonstraram interesse em utilizar a metodologia apresentada com outros conteúdos. Portanto, esta pesquisa contribuiu para ao ensino de Física de Partículas Elementares, um tema tão pouco trabalhado no Ensino Médio (EM), e, pode servir de apoio a outros professores que tenham como objetivo, ensinar, de forma atrativa, dinâmica e tecnológica, conteúdos de Física Moderna. |
Abstract: | In this work the potentialities of a teaching process combining the Just−In−Time Teaching (JiTT) and Peer Instruction (PI) methodologies, mediated by the Information and Communication Digital Technologies (ICDT), on the teaching of Elementary Particle Physics were analyzed. The activities developed in the didactic sequence made it possible to gather testimony and perform diagnoses. The interaction between the students, made possible by the PI methodology, promoted debates that made the class richer and more dynamic, improving performance and the relationship between students. The use of electronic resources has aroused the interest and curiosity of the students, despite the low or no ability of many of them in front of these resources. Tools such as Google Drive, Google Forms, Plickers, and WhatsApp have enabled the optimization of activities inside and outside the classroom, as well as maintaining a constant dialogue between the teacher-researcher and students. However, some obstacles have arisen like the lack of structure and working conditions as major obstacles to applying new methodologies in the schools. The testimonies revealed that JiTT contributed to an important aspect in teaching, extraclassed study. A pre-test, a post-test and an opinion were applied. The results of the pre-test and the post-test revealed a learning gain of the students compatible with those adopted in the literature for classes submitted to active learning methodologies. The opin-ion showed that time was one of the greatest difficulties faced by the students. Despite the difficulties, the students welcomed the proposal of this work and showed interest in using the methodology presented with other contents. Therefore, this research has brought contributions to the teaching of Elementary Particle Physics, a theme that is worked weakly in the high school, and that it can serve as a support to other teachers whose objective is to teach, in an attractive way, dynamic andtechnology, modern Physics contents. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Física de Partículas Elementares Ensino Médio Instrução pelos Colegas Ensino sob Medida Youth and Adult Education Physics of Particles High School Peer Instruction Just−In−Time Teaching |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Vicentini, Alexandre. O ENSINO DE FÍSICA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES COMBINANDO AS METODOLOGIAS ENSINO SOB MEDIDA E INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS. 2019. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1042 |
Data de defesa: | 1-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE FÍSICA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES COMBINANDO AS METODOLOGIAS ENSINO SOB MEDIDA E INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS.pdf | ALEXANDRE VICENTINI | 3,79 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
produto educacional_alexandre.pdf | ALEXANDRE VICENTINI | 3,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.