Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1041
Tipo do documento: Dissertação
Título: ILHAS DE RACIONALIDADES NO ENSINO DE FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Título(s) alternativo(s): Rationalities Islands in Physics Teaching for the Young and Adult Education.
Autor: Monaretto, Adriano 
Primeiro orientador: Miyahara, Ricardo Yoshimitsu
Resumo: Os princípios da Física geralmente se pautam na articulação de conceitos, leis e teorias e que por si só a abordagem direta, de forma livresca, destes conteúdos pode levar o aluno a se desestimular e dificultar o aprendizado adequado dos conceitos. Este trabalho foi idealizado visando uma alternativa para sobrepor estas dificuldades, com a finalidade de contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos. Propomos uma metodologia de auxilio no processo de experimentação, chamada de Ilhas de Racionalidades – IR de Gérard Fourez, pela qual conseguimos alcançar resultados significativos com a aplicação de três experimentos com esta metodologia. Como o resultado foi considerado positivo decidimos, como produto educacional do Mestrado Profissional, optar por realizar uma divulgação e averiguação sobre a aceitabilidade da Metodologia de Ilhas de Racionalidades com os professores de Física e Ciências do Núcleo Regional de Pato Branco – PR. Assim, ministramos o curso com o seguinte título, “Ilhas de Racionalidades no Ensino de Física: Uma Proposta de Formação Docente para a Educação de Jovens e Adultos”, que foi realizado por meio da plataforma MOODLE. Buscando reforçar a importância da experimentação no Ensino de Física e Ciências, possibilitando organizar roteiros de experimentação com abordagem fundamentada na proposta teórica e metodológica “Ilhas de Racionalidades” de Gérard Fourez, a proposta foi bem aceita pelos professores cursistas. Porém, tendo entraves comuns como as questões de tempo e falta de espaço para realização da experimentação, como era de se esperar.
Abstract: The principle of physics is usually based on the articulation of concepts, laws and theories and that by itself the direct approach on book forms of these contents can take the student to discourage and hinder the proper learning of concepts. This work was idealized aiming an alternative to overlap these difficulties, in order to contribute to the Teaching and Learning process, we propose a methodology that aided at the process of experimentation that is the Rationalities Islands - RI Methodology Gérard Fourez, by which we got significant results with the application of tree experiments with this methodology. As the result was considered positive, we decided that as a educational product of the Professional Masters choose to carry out a dissemination and investigation about the acceptability of the Methodology of Islands of Rationalities with the Physics and Sciences professors of the Regional Nucleus of Pato Branco – PR. We devised a course with the following title, "Islands of Rationalities in Physics Teaching: A Proposal for Teacher Training for Young and Adult Education", which was carried by MOODLE platform, seeking to reinforce the importance of experimentation in Physics and Sciences teaching, making possible organize experimentation scripts with an approach based on the RI theoretical and methodological proposal, a proposal very well accepted by the professors. But, having traditional obstacles like the questions of time and lack of space to carry the experimentation, just like expected.
Palavras-chave: Ilhas de Racionalidades
Formação
Formação
Islands of Rationalities
Training
Experimentation
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Monaretto, Adriano. ILHAS DE RACIONALIDADES NO ENSINO DE FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2018. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1041
Data de defesa: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Adrian Monaretto - Ilhas de Racionalidades (1).pdfADRIANO MONARETTO4,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto educacional - Curso de Formacao de professores (1).pdfProduto Educacional - ADRIANO MONARETTO996,39 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.