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Tipo do documento: Dissertação
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS EM DISCUSSÃO: O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO REGULAMENTO DO PIBID
Título(s) alternativo(s): Teacher training and public policies under discussion: The discursive functioning of PIBID regulation
Autor: Oliveira, Dalila Oliva de Lima 
Primeiro orientador: Silva, Edson Santos
Resumo: Esta dissertação destina-se à análise do regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID -, aprovado pela Portaria no. 096, de 18 de julho de 2013, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O PIBID é um programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES, por meio do qual as instituições aprovadas recebem cotas de bolsas para seus acadêmicos que desenvolvem atividades em escolas públicas da educação básica e recursos de custeio e capital para subsídio dos subprojetos que fazem parte do Programa Institucional de cada universidade proponente. Sustentados pela teoria da Análise de Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, nos anos de 1960, assumimos os gestos de interpretação aqui realizados em uma perspectiva discursiva materialista, segundo a qual se busca compreender os contextos sócio-históricos em que os discursos são formulados, bem como a ideologia que interpela o indivíduo em sujeito. Nosso objetivo é analisar o funcionamento do regulamento do PIBID num viés discursivo, problematizando a questão da formação de professores e das políticas públicas de ensino voltadas à fabricação do consenso em nossa formação social capitalista. Nosso interesse pela temática justifica-se devido à prática docente voltada à formação de professores no curso de Letras-Português da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO -, em Guarapuava-PR, na disciplina de Estágio Supervisionado, e à coordenação do Subprojeto PIBID Letras-Português na mesma universidade, a partir de cujas funções temos nos inquietado quanto ao recorrente discurso sobre a falta/a falha na formação de docentes no cenário educacional brasileiro. Ao concebermos o regulamento como uma política pública de ensino da instância governamental, nos perguntamos pelos efeitos de sentido mobilizados nesse documento a partir de uma memória institucionalizada que reitera os sentidos de completude, homogeneidade e estabilização das relações de poder, ao dicotomizar a relação entre universidade e escola e ao silenciar a existência de confrontos/conflitos nesses espaços que são constituídos pela heterogeneidade. Ao final da análise, pudemos notar o intercruzamento de dois domínios: o primeiro ligado ao fomento financeiro (graças à destinação de bolsas aos participantes do programa) e o segundo ligado à formação profissional nas licenciaturas. Um movimento em que a formação profissional necessita também do recurso, de verbas no sentido de “financiar” a construção de uma prática profissional. De fato, as condições sócio-históricas ligadas a um imaginário no qual o professor é desprestigiado e desmotivado se relacionam ao programa que tenta aparar tais arestas, sem, contudo, apagá-las.
Abstract: This master thesis aims at analysing the regulation of the Institutional Program of Grants for Initiation to Teaching (PIBID), approved by the Ordinance n. 096, of July 18, 2013, of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES. PIBID is a program of the Ministry of Education, and managed by CAPES, which grants scholarship quotas to universities that are approved by the program. These scholarships are adressed to students who carry out activities in public schools of basic education.The program also provides financial resources to subsidize the subprojects that are part of the Institutional Program of each proponent university.This thesis is sustained by the French Discourse Analysis theory, founded by Michel Pêcheux in the 1960s.Thus, the gestures of interpretation come from a materialist discursive perspective.This perspective seeks to understand the socio-historical contexts in which discourses are formulated, as well as the ideology that interpellates the individual in subject.My objective is to analyze the functioning of the PIBID regulation through a discursive view, problematizing the issue of teacher education and public education policies aimed at the construction of consensus in our capitalist social formation.The interest in this theme is due to my practice as Professor of the Supervised Teaching Practice Course in the Letters-Portuguese Undergraduate Program of Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO -, in Guarapuava-PR. Moreover, I have experience in the coordination of the PIBID Subproject Letters-Portuguese in the same university. From this vantage point, a strong concern has emerged: the recurrent discourse about the lack / failure in teacher education in Brazil.When one considers the regulation as a public policy of teaching by the governmental body, we ask ourselves about the effects of meaning mobilized in this document. It is produced by an institutionalized memory that reiterates the meanings of completeness, homogeneity and stabilization of power relations, by dichotomizing the relation between university and school and silencing the existence of confrontations / conflicts in these heterogeneous spaces.At the end of the analysis, I could see the intersection of two domains: the first is linked to financial support (thanks to the allocation of scholarships to program participants) and the second one is related to the professional training in undergraduate programs. It is a movement in which vocational training also needs the resource of funds to "finance" the construction of a professional practice. In fact, social and historical conditions linked to an imaginary in which the teacher is discredited and unmotivated are related to the program that tries to trim such edges, without, however, erasing them.
Palavras-chave: Políticas Públicas
efeitos de sentido
Análise de Discurso
formação de professores
Public Policy
effects of meaning
discourse analysis
teacher education
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: Oliveira, Dalila Oliva de Lima. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS EM DISCUSSÃO: O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO REGULAMENTO DO PIBID. 2017. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1038
Data de defesa: 27-Out-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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