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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAMARAL, MARIANE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7942227959907952por
dc.contributor.advisor1Magni, Cristiana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944677204229584por
dc.date.accessioned2019-04-30T19:23:38Z-
dc.date.issued2019-04-25-
dc.identifier.citationAMARAL, MARIANE. SAÚDE AUDITIVA DA CRIANÇA: FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA. 2019. 62 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1028-
dc.description.resumoA fim de realizar o monitoramento das crianças de risco para a deficiência auditiva, os profissionais da atenção básica precisam ser capacitados com relação à saúde auditiva na infância. Considerando a extensão territorial do Brasil é necessário investimento no uso de recursos de tecnologia de informação e comunicação, como a videoconferência, para que tal capacitação possa ser realizada de forma igualitária em todo o país. O objetivo da pesquisa foi investigar os desdobramentos de uma ferramenta educacional validada para capacitação de profissionais da atenção básica na área de saúde auditiva infantil. Foram realizadas três vídeo-aulas com o mesmo conteúdo ministrado para a capacitação de 35 profissionais e aplicados questionários antes e após a ação para avaliar o conhecimento dos participantes e a aplicabilidade da ferramenta. Houve diferença significante para três dos quatro domínios de assunto estudados, quando comparadas as médias de acertos no questionário pré e pós capacitação. A avaliação da ferramenta foi considerada adequada para capacitação na área de saúde auditiva infantil pelos participantes, tendo atingido concordância superior a 85%. A aplicabilidade da ferramenta em questão confere investimento na atenção básica e melhoria do serviço realizado com a população infantil, além do aumento de evidências científicas que darão informações sobre sua aplicabilidade, contribuindo para seu aprimoramento.por
dc.description.abstractIn order to monitor children at risk for hearing impairment, primary care professionals need to have support who are knowledgeable about the hearing health of these infants/children. Considering the territorial extension of Brazil, it is necessary to invest in the information and communication technology resources, such as videoconferencing, so that such training can be carried out equally throughout the country. The objective of the research was to investigate the unfolding of a validated educational tool for specialized training specific to primary care professionals about children's hearing health. Three video-lessons with the same content were carried out for 35 professionals and applied pre and post questionnaire to evaluate the knowledge of the participants and the applicability of the tool. There was a significant difference for three of the four subject domains studied, when comparing the means of correct answers in the pre and post training questionnaire. The educational tool was considerate an excellent resource of support and had agreement higher than 85% by the professionals. The applicability of this tool need investment in the primary care and improvement of the service performed with the child population, in addition to scientific evidence that will give information about its applicability, contributing to its improvement.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Elaine Souza (efsouza@unicentro.br) on 2019-04-30T19:23:38Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Mariane Amaral.pdf: 1057857 bytes, checksum: 5d8c8719299d2d40f3fcd0a3b4abd330 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-30T19:23:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Mariane Amaral.pdf: 1057857 bytes, checksum: 5d8c8719299d2d40f3fcd0a3b4abd330 (MD5) Previous issue date: 2019-04-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3910/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Mariane%20Amaral.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Saúde de Iratipor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtenção Primária à Saúdepor
dc.subjectSaúde da Famíliapor
dc.subjectCapacitaçãopor
dc.subjectAudiçãopor
dc.subjectPrimary Health Careeng
dc.subjectFamily Healtheng
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectHearingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleSAÚDE AUDITIVA DA CRIANÇA: FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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