Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/558
Tipo do documento: Dissertação
Título: BIOQUÍMICA NO TABULEIRO: MELHORIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Título(s) alternativo(s): Biochemistry on the game board: improvements in the teaching-learning process in basic education Title
Autor: Silva, Fábio Augusto da 
Primeiro orientador: Rebeca, Rosilene
Resumo: Diante das transformações de ordem conceitual e metodológica que o processo de ensino e aprendizagem em Biologia vem sofrendo, verifica-se o uso frequente de estratégias didáticas diferenciadas como aporte para as aulas. A exemplificar, há os jogos didáticos, que permitem a integração da teoria e prática, são eficazes, concretos e podem possibilitar que a aprendizagem se torne significativa. Este trabalho tem por objetivo construir um jogo de tabuleiro, com os conteúdos de Bioquímica, para o Ensino Médio de acordo com as Diretrizes Curriculares de Biologia (DCEs) (2008). Para tanto, foi realizada uma pesquisa junto aos professores da educação básica, visando mapear as lacunas nos conteúdos de Bioquímica trabalhados no cotidiano escolar. O referido jogo Bioquímica no Tabuleiro foi baseado no jogo Perfil da Grow. É composto de 37 cartas com conceitos referentes a conteúdos de Bioquímica, e possuem dicas para que os jogadores acertem a resposta de cada carta, pontuem e cheguem ao final da trilha. Esta é uma pesquisa aplicada, do tipo estudo de caso, predominantemente qualitativa-interpretatória. A análise dos dados envolveu a contextualização e interpretação do cenário da sala de aula e seus contextos. As ferramentas de coleta de dados foram questionário semiestruturado (perfil dos professores, pré-teste, pós-teste, avaliação do jogo), pesquisa documental e diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram professores e estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Alba Keinerth, de Guarapuava - PR. Identificou-se que os professores não utilizam os jogos em sala de aula, mas acreditam que sua metodologia é significante para o Ensino de Biologia. Estes apontaram que as maiores dificuldades de ensinar Bioquímica na Educação Básica é a falta de bibliografia, inexistência de laboratório e lacunas conceituais em sua própria formação na graduação. Na avaliação do jogo, tanto professores quanto estudantes afirmam que a metodologia auxilia no processo de aprendizagem dos assuntos abordados em sala de aula.
Abstract: Facing the transformation of conceptual and methodological issues that the process of teaching and learning in Biology is suffering, differentiated teaching resources as input for the classes are increasingly being used. For exemple, there are educational games that allow the integration of theory and practice are effective, concrete and can enable learning becomes significant. This work aims to build a board game with the Biochemistry contents for the high school, according to the Curriculum Biology Education Guidelines (Diretrizes Curriculares Estaduais - DCEs) (2008), and aims to map the specific contents of Biochemistry taught by teachers in basic education in an attempt to improve the teaching and learning process of these contents. The game Biochemistry on the Table was based on the game called Perfil, from Grow. It consists of 37 cards with concepts related to the biochemistry content, and have tips for players to answer in a correct way, increase their scores and reach the end of the trail. This is an applied research, the case study type, predominantly qualitative-interpretative. Data analysis has involved the contextualization and interpretation of the classroom setting and their contexts. The tools of data collection were semi-structured questionnaire (profile of teachers, pre-test, post-test, game evaluation), desk research and field diary. The research subjects were teachers and high school students of State School Alba Keinerth, from Guarapuava - PR. It was found that the teachers do not use games in the classroom, but believe that their methodology is significant for the Biology teaching. They showed that the greatest difficulties of teaching Biochemistry in basic education is the lack of literature, lack laboratory and conceptual gaps in their own training graduation. The content buffering systems is not worked for any of the teachers. In the evaluation of the game, both teachers and students say the methodology is valid and assists in the learning process of the topics covered in the classroom.
Palavras-chave: Jogos didáticos
Ensino de Bioquímica
Aprendizagem significativa
Educational games
Biochemistry Teaching
Learning significant
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Silva, Fábio Augusto da. BIOQUÍMICA NO TABULEIRO: MELHORIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. 83 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/558
Data de defesa: 13-Mai-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR Fabio Augusto da Silva.pdfFábio Augusto da Silva1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.