Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/550
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NA FACILITAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS |
Autor: | Felicetti, Suelen Aparecida |
Primeiro orientador: | Santos, Sandro Aparecido dos |
Resumo: | A sociedade atual conta com uma diversidade de tecnologias da informação e comunicação (TIC), que facilitam a obtenção e o compartilhamento de informações em níveis globais. Elas são entendidas como equipamentos que permitem processar informações e se comunicar. Dentro da escola destacam-se o computador e a internet, por proporcionarem aos professores e alunos acesso rápido e fácil a conteúdos diversos, motivarem para a aprendizagem, e por oferecerem recursos e ferramentas que auxiliam na mediação de processos de ensino e aprendizagem. Buscam-se caminhos e metodologias para que a inserção e utilização desses recursos no ensino de ciências naturais aconteça de forma inerente e efetiva, possibilitando a aprendizagem significativa (AS) dos alunos do ensino fundamental. Assim, o objetivo desta pesquisa foi promover a AS de conceitos de astronomia em uma turma de 9o ano, utilizando o computador e a internet. Para isso, a proposta principal foi que os alunos realizassem trabalhos de pesquisa em sites da internet sobre conceitos de astronomia básica, formulando e socializando um trabalho escrito final que contemplasse as conclusões obtidas e demonstrasse suas assimilações conceituais. Além de realizarem esses trabalhos de pesquisa, os alunos responderam questionários, discutiram coletivamente sobre o assunto e elaboraram apresentações orais, sendo que estas atividades, juntamente com as percepções de todo o processo didático, serviram como instrumentos de análise. O planejamento dessa proposta como um todo compõem o produto didático dessa pesquisa, que consistiu em uma sequência didática para auxiliar na proposição de pesquisa escolar sobre astronomia para os alunos do 9o ano do ensino fundamental. A mediação dela possibilitou perceber que a metodologia utilizada auxiliou os alunos a se de tornarem sujeitos mais autônomos, conscientes e ativos no processo de ensino e aprendizagem. Ainda, os alunos se dispuseram a participação e a aprendizagem, o que contribuiu, juntamente com o material potencialmente significativo elaborado, para que se percebesse evolução conceitual sobre alguns conceitos, o que sugere que o processo tenha sido significativo. Tais observações dialogam com o que é proposto pela literatura sobre quão promissora pode ser a utilização do computador e da internet na escola, sobre a inserção dos alunos na pesquisa escolar no contexto de uma aprendizagem significativa. |
Abstract: | The today's society counts with a diversity of information and communication technologies (ICT), that facilitate the production, obtainment and sharing of information at global levels. They are understood as equipment that allow to processing information and the comunication. In the school stand out the computer and the internet, because they provide to teachers and students quick and easy access to diverse content, they motivate for learning, and they provide resources and tools to help at the teaching and learning processes. They are sought ways and methodologies for that the insertion and the use of these resources on the teaching of natural sciences happens inherently and effectively, enabling the meaningful learning (ML) of the elementary school students. So, the objective of this research was to promote the meaningful learning of the astronomy concepts in a 9th class, using the computer and the internet. For this, the main proposal was that students make research works on websites about some basic astronomy concepts, formulating and socializing a final written work, which consider the conclusions of them and demonstrate their conceptual assimilation. In addition to these research, the students answered questionnaires, discussed collectively about the astronomy concepts and prepared oral presentations about their research, being that these activities, along with the perceptions of the whole educational process, served as analytical tools. The planning of this proposal as a whole compose the educational object of this research, that consists of a didactic material to help on the schoolar research proposition about astronomy, for students in the 9th grade of elementary school. It was realised that the methodology used helped the students to become more autonomous individuals, conscious and active at the teaching and learning process. Still, the most part of students were willing to participate and to learn, which contributed, along with potentially significant material developed, to realize that conceptual evolution about some concepts of astronomy, which suggests that the process has been significant. Such observations dialogue with points that are proposed in the literature, about how promising might be the use of the computer and the internet at school, about the inclusion of students in the context of scholar research and about the importance of the learning to be significant. |
Palavras-chave: | astronomia pesquisa escolar computador e internet aprendizagem significativa astronomy school research computer and internet meaningful learning |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Felicetti, Suelen Aparecida. A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NA FACILITAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS. 2016. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/550 |
Data de defesa: | 23-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SUELEN APARECIDA FELICETTI.pdf | SUELEN APARECIDA FELICETTI | 892,08 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto educacional_Suelen.pdf | ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NA FACILITAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ASTRONOMIA | 3,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.