Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1848
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelagem matemática na educação de jovens e adultos privados de liberdade
Autor: Gomes, Maricleusa Ingles da Silva 
Primeiro orientador: Veronez, Michele Regiane Dias
Resumo: Esse trabalho foi desenvolvido em uma penitenciaria no interior do Paraná a partir da seguinte questão norteadora: O que se mostra nas atividades de modelagem matemática desenvolvidas por pessoas privadas de liberdade? Como objetivo elegemos investigar o que se mostra ao longo do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, tendo como participantes da investigação cinco alunos que estavam matriculados na disciplina de matemática na EJA que atende o sistema prisional. A investigação, que tem cunho qualitativo, tem como dados as transcrições das aulas realizadas por webconferência e as anotações dos alunos nas folhas de atividades produzidas ao longo dos nove encontros realizados. Nesses encontros (as aulas na EJA recebem essa denominação) os alunos desenvolveram quatro atividades de modelagem matemática, as quais duas delas tiveram seus temas propostos por eles. Como resultados ponderamos que as quatro atividades de modelagem matemática desenvolvidas possibilitaram abordar os conteúdos matemáticos presentes no plano de trabalho docente da professora quase em totalidade. Além disso, o desenvolvimento dessas atividades favoreceu uma discussão acerca de conceitos matemáticos de forma articulada e, também, a abordagem de conhecimentos diversos, que nem sempre são inseridos nos debates promovidos nas aulas de Matemática. Outro ponto de destaque em nosso estudo é que a EJA se mostrou um espaço favorável para a Modelagem Matemática, já que nela não há necessidade de respeitar certa linearidade dos conteúdos imposta nos currículos das escolas em geral.
Abstract: This study was carried out at a penitentiary in central Paraná, Brasil, in order to answer the following research question: What can be revealed in the mathematical modeling activities done by inmates? Our chosen goal is to investigate all that is manifested as they carry out the mathematical modeling activities.with the participation of five students who were enrolled in the Mathematics class of the Adult Education Program in the prison system. The data-set of this research, which takes a qualitative approach, consists of the transcripts of the video conferences and the notes made by the students on their worksheets during the nine classes. In these classes, the students carried out four mathematical modeling activities, two of which had their topic chosen by the students themselves. As a result, we suggest that the mathematical modeling activities allowed the teacher to present the mathematical concepts from the syllabus almost completely. In addition, these activities produced an expressive discussion on mathematical concepts and on how to approach the diversity of knowledge which is not always included in the debates that take place during mathematics classes. Another point of note in our study is that the Adult Education Program proved to be a fruitful ground for mathematical modeling, as there is no need to take the linear approach required by school curricula in general.
Palavras-chave: Educação Matemática
Privados de Liberdade
EJA
Modelagem Matemática
Mathematics education
Inmates
Adult Education
Mathematical Modeling
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Gomes, Maricleusa Ingles da Silva. Modelagem matemática na educação de jovens e adultos privados de liberdade. 2021. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1848
Data de defesa: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Maricleusa Ingles da Silva Gomes.pdfDissertação Maricleusa Ingles da Silva Gomes3,48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Maricleusa.pdfProduto Educacional - Maricleusa1,69 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.