Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1712
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelagem na Educação Matemática: implicações na formação do ser e do saber
Título(s) alternativo(s): Modeling in Mathematical Education: implications for the formation of the individual and their knowledge
Autor: Mazur, Maria 
Primeiro orientador: Burak, Dionisio
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral investigar e analisar que contribuições, se mostram em relação ao ser e aos saberes dos estudantes do Ensino Médio a partir das práticas com Modelagem na Educação Matemática. A partir do objetivo geral, desdobraram-se os objetivos específicos, que foram: identificar e analisar, a partir das práticas com Modelagem, as ações e interações dos estudantes participantes; identificar e analisar aspectos do cotidiano dos estudantes participantes da pesquisa quando se propõe temas de seus interesses; elaborar material didático sobre atividades envolvendo práticas com Modelagem na perspectiva da Educação Matemática. Para o cumprimento dos objetivos deste trabalho, a pesquisa é concebida na perspectiva qualitativa/interpretativa, pois apresenta as características aportadas por Bogdan e Biklen (1994). O tratamento dos dados desta pesquisa seguiu os pressupostos de Bogdan e Biklen (1994), com a observação e compreensão do fenômeno de estudo no ambiente onde ele ocorre; descrição das atividades por meio das observações e registros no diário de campo, fotografias, gravações em áudio, depoimentos espontâneos e entrevistas. Teve-se a preocupação com o processo de ensino e aprendizagem de maneira interativa, na qual os dados pesquisados demonstraram as perspectivas do trabalho no ambiente colaborativo e a análise dos dados seguiu um processo indutivo por meio da inter-relação entre professor e estudantes. Os resultados desta pesquisa mostram que as práticas com Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática, contribuíram para a aprendizagem de conteúdos matemáticos de forma interdisciplinar com alguns conhecimentos da Química, da Biologia, dos fármacos e da medicina. As contribuições se deram também no âmbito da formação do ser, como a formação do estudante crítico, pesquisador, autônomo, colaborativo, perseverante, entusiasmado, solidário, com empatia, interessado pela aprendizagem, capaz de buscar o conhecimento e de tomar decisões, capaz de atribuir sentido e significado aos conteúdos matemáticos.
Abstract: The present study had as an overall goal to investigate and analyze which contributions are shown, in relation to the individual and the knowledge of high school students, from the practices with Modeling in Mathematical Education. Starting from the general goal, the following specific objectives unfolded: to identify and analyze the actions and interactions of student participants through the practices with modeling; identify and analyze aspects of the daily lives of students participating in the research when proposing topics of their interests; to develop teaching material containing activities which involve practices with Modeling from the perspective of Mathematical Education. In order to meet the goals of this work, the research was conceived in a qualitative/interpretative perspective, as it presents the characteristics contributed by Bogdan and Biklen (1994). The data treatment of this research followed the assumptions of Bogdan and Biklen (1994), with the observation and understanding of the study phenomenon in the environment where it occurs, description of activities through observations and records in the field diary, photographs, audio recordings, spontaneous testimonies, interviews. There was a concern in conducting the teaching and learning process in an interactive way, in which, the researched data demonstrated the perspectives of work in a collaborative environment and the data analysis followed an inductive process through the inter-relationship between teacher and students. The results of this research demonstrate that the practices with Mathematical Modeling, from the perspective of Mathematical Education, contributed to the learning of mathematical content in an interdisciplinary way which also included some knowledge of Chemistry, Biology, pharmaceuticals and medicine. The contributions were also made in the scope of the formation of the individual as a critical researcher who is also autonomous, collaborative, persevering, enthusiastic, supportive, empathetic, interested in learning, capable of searching for knowledge and making decisions as well as capable of attributing sense and meaning to mathematical content.
Palavras-chave: Modelagem Matemática
Educação Matemática
Ensino Médio
formação do ser e do saber
Mathematical Modeling
Mathematical Education
High school
formation of the individual and their knowledge
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Mazur, Maria. Modelagem na Educação Matemática: implicações na formação do ser e do saber. 2021. 151 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1712
Data de defesa: 17-Jun-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação Maria Mazur.pdfMaria Mazur2,68 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
produto educacional Maria Mazur.pdf805,6 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.