Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1461
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Foguetes de garrafa pet, uma proposta experimental para trabalhar as leis de Newton no Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Pet bottle rockets, an experimental proposal to work Newton's laws in high school |
Autor: | Casagrande Junior, Sergio Antonio |
Primeiro orientador: | Miyahara, Ricardo Yoshimitsu |
Resumo: | As aulas de Física trabalhadas de maneira tradicional (definido também por Moreira como literal) têm se mostrado ineficientes para a alfabetização científica dos jovens que estão no Ensino Médio. A experimentação trabalhada de maneira não literal, não aleatória, construtivista e com objetivos bem específicos, pode auxiliar a mudar esse retrospecto, muitas vezes, de desinteresse dos alunos por ciências. A busca por inovações metodológicas para o professor motivar os alunos ao interesse pelo conhecimento científico foi parte fundamental deste trabalho. Partindo do referencial teórico baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, esta pesquisa qualitativa buscou aprimorar as aulas de Física do Ensino Médio, na qual as Leis de Newton foram comprovadas na prática com a construção de um foguete de pressão, feito com garrafa PET, contando com o auxílio de um simulador virtual de lançamento de projéteis e um programa de análise de dados. Os resultados mostraram-se muito satisfatórios e o envolvimento dos alunos foi surpreendente. O uso do simulador Phet antes do experimento com foguetes ajudou na compreensão de situações ideais e não ideais. Avaliando e comparando os resultados obtidos no pré-teste com o pós-teste realizado com os alunos, pode-se observar que a compreensão dos conceitos de inércia, força resultante e princípio da ação e reação tiveram uma melhora muito significativa no conhecimento de Física por parte dos educandos. |
Abstract: | Physics classes worked traditionally have been shown inefficient for the scientific literacy of young people at high school. The worked experimentation in a non-literal, non-random, constructivist and with very specific objectives can help to change this retrospect, sometimes, of students' lack of interest in sciences. The search for methodological innovations for the teacher to motivate students to interest in scientific knowledge was fundamental for this research. Starting on a theoretical framework based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning, this qualitative research sought to improve high school physics classes, that the Newton's Laws were proved in practice with the construction of a pressure rocket with PET bottle, with the aid of a virtual projectile launch simulator and a data analysis program. The results were very satisfactory and the students' involvement was surprising. The use of the Phet colorado simulator before the rocket experiment helped to understand ideal and not ideas situations, for example, with air resistance. In comparing the results obtained in the pre-test with the post-test, it can be observed that the concepts of inertia, resulting force and principle of action and reaction had a significant evolution on the Physics knowledge by the students. |
Palavras-chave: | Experimentação Leis de Newton Foguete de Pressão Experimentation Newton's laws Pressure Rocket |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Casagrande Junior, Sergio Antonio. Foguetes de garrafa pet, uma proposta experimental para trabalhar as leis de Newton no Ensino Médio. 2020. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1461 |
Data de defesa: | 3-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - SERGIO ANTONIO CASAGRANDE JUNIOR.pdf | SERGIO ANTONIO CASAGRANDE JUNIOR | 4,64 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto Educacional - SERGIO ANTONIO CASAGRANDE JUNIOR.pdf | Produto Educacional - SERGIO ANTONIO CASAGRANDE JUNIOR | 829,6 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.