Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1247
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | WEBQUEST BIODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA |
Título(s) alternativo(s): | Biodiversity Webquest: an analyze from the Biological Literacy and the Critical Environmental Education |
Autor: | Strugal, Drielle |
Primeiro orientador: | Kataoka, Adriana Massaê |
Primeiro coorientador: | Heerdt, Bettina |
Resumo: | As questões ambientais têm sido cada vez mais debatidas e fazem parte do contexto social do aluno. Por este motivo, a escola torna-se responsável por promover mudanças nas atitudes capazes de provocar a transformação social. Porém, o que se observa é a superficialidade com que a Educação Ambiental (EA) é abordada na escola. A webquest pode ser considerada uma metodologia que facilita o entendimento de conceitos fundamentais a serem compreendidos pelos alunos, bem como auxiliar na inserção da EA na escola. Com base nessas premissas, surge a questão central proposta nesta pesquisa: a metodologia webquest elaborada a partir de uma perspectiva de EA Crítica pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em relação à temática biodiversidade? Para responder a esta questão elaborou-se a webquest Biodiversidade a partir de uma perspectiva da EA crítica baseada nos três momentos pedagógicos, proposto que visou proporcionar uma dinâmica didática organizacional a temática proposta. O objetivo desta pesquisa foi compreender a contribuição da webquest Biodiversidade para a alfabetização biológica e a abordagem da EA Crítica no contexto escolar. Ao considerar os objetivos da presente investigação, apoiou-se na pesquisa do tipo qualitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários pré e pós teste. O universo da pesquisa foi constituído por 20 estudantes, do 7º ano do ensino fundamental II, de uma escola particular de ensino, localizada no município de Guarapuava- PR. As informações foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. As informações foram avaliadas em relação a duas perspectivas, a alfabetização biológica e os princípios da EA Crítica, que foram submetidas à validação pelo grupo de pesquisa Núcleo de Educação Ambiental. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes atingiu o nível multidimensional de alfabetização biológica e a concepção conservacionista do ambiente prevaleceu mesmo após a intervenção pedagógica. Diante disso, percebe-se a necessidade da implantação de metodologias de ensino contextualizadas que promovam a reflexão do estudante acerca da realidade social e que possibilitem a construção do sujeito crítico. |
Abstract: | Environmental discussions have been more and more debated and are inserted in the student social context. For this reason, the school has become responsible to promote changes in attitudes able to do a social transformation. However, the superficiality about Environmental Education approached at school is often observed. The webquest can be seen as a methodology that makes easier the learning of fundamental concepts by the students, as well as help in the insertion of Environmental Education in school. Based on these premises, the central question proposed in this research arises: can the webquest methodology elaborated from a Critical EE perspective contribute to the teaching-learning process in relation to the biodiversity theme? In order to answer this question, the Biodiversity webquest from a Critical EE perspective was elaborated, based on the three pedagogical moments that intended to provide a didactic organizational dynamics to the proposed theme. This research intends to understand the Biodiversity webquest contribution to the biological literacy and the Critical EE approach in the scholar context. Through the objectives for this paper, this investigation was based on the qualitative research. The instruments for data collection were pre and post tests questionnaires. Twenty students of the 7th grade of elementary school, in a private school located in Guarapuava-PR, composed the research. Data were analyzed using the Bardin content analysis technique. Two perspectives analyzed it: the biological literacy and the Critical Environmental Education principles, which were submitted to validation by the Environmental Education Nucleus research group. The results showed that most of the students got the multidimensional level of biological literacy, and the conservationist conception of the environment prevailed even after the pedagogical intervention. Therefore, it is necessary to implement the contextualized teaching methodologies that promote student reflection about the social reality and make able the construction of the critical subject. |
Palavras-chave: | Alfabetização biológica WebQuest momentos pedagógicos educação ambiental crítica Biological literacy WebQuest pedagogical moments critical environmental education |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Strugal, Drielle. WEBQUEST BIODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. 2018. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1247 |
Data de defesa: | 27-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Drielle Strugal.pdf | Dissertação - Drielle Strugal | 2,33 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto educacional - Drielle Strugal.pdf | Produto educacional - Drielle Strugal | 1,26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.